Assembleia Legislativa faz homenagem aos 120 anos do Boi da Maioba

Brilho, penas, fitas, matracas e pandeirões encheram o Plenário Nagib Haickel, nesta quinta-feira (6), na sessão solene que homenageou os 120 anos do Boi da Maioba. O reconhecimento ao batalhão foi proposto pelo deputado Wellington do Curso (PP) e aclamado por unanimidade por todos os parlamentares. Na solenidade também foi entregue uma placa comemorativa em homenagem aos 120 anos do grupo.

A sessão especial foi presidida pelo deputado Bira do Pindaré (PSB), que classificou o grupo de bumba-boi como um símbolo da resistência cultural do Maranhão. “É uma homenagem justa ao Boi da Maioba, que se estende a todos os grupos da cultura popular maranhense. Um reconhecimento ao símbolo da nossa resistência. O Boi da Maioba simboliza a resistência da cultura popular e do povo maranhense”, disse.

Outros parlamentares também participaram da homenagem e fizeram menção honrosa ao grupo. Na ocasião, o deputado Edilázio Júnior (PV) também anunciou a destinação de R$ 100 mil de emenda parlamentar para o Boi da Maioba. “Estamos falando de uma raiz, de uma essência do nosso folclore e da nossa cultura, que precisa ser valorizada”, justificou.

O vice-presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), também parabenizou o grupo e destacou que homenagear o Boi da Maioba é homenagear todos os grupos de bumba-boi do estado. “Maioba é um batalhão que aonde chega consegue encantar mais ainda mesmo aqueles que, todo ano, assistem às apresentações do grupo”, completou.

Além da trupiada da Maioba, a sessão solene reuniu ainda autoridades e seguidores da brincadeira. O deputado Wellington do Curso, autor da proposição, assinalou que o batalhão tem uma história que eleva o nome do Maranhão e da cultura popular.

“São 120 anos do Boi da Maioba e 94 anos só de cortejo no João Paulo, no Festejo de São Marçal. Essa homenagem é também à cultura do Maranhão e aos demais bois, que é o que temos de mais bonito. As festividades de junho afloram em São Luís e em todo o estado e, com certeza, atraem a atenção de turistas e de todo o mundo”, afirmou.

José Inaldo Ferreira, presidente do Boi da Maioba, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Assembleia Legislativa.

É um momento extremamente importante para a nação maiobeira e para toda a Maioba. Já fomos homenageados pela Câmara Federal, pela Câmara Municipal de Paço do Lumiar, pela Câmara Municipal de São Luís e, agora, pela Assembleia Legislativa, e são homenagens que sempre ficaram nos anais da história do Boi da Maioba”, disse.

A sessão solene foi encerrada com apresentação do cantor maranhense Roberto Ricci e do cantador do grupo, Marquinhos, que entoaram toadas consagradas do Boi da Maioba, deixando o Plenário Nagib Haickel em clima de São João.

Seja o primeiro a comentar em "Assembleia Legislativa faz homenagem aos 120 anos do Boi da Maioba"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*