Em ato público comandado pelo prefeito Araken, reitora da UFMA, Nair Portela, anuncia curso de História em Alcântara

A reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora Doutora Nair Portela, anunciou a implantação do curso de História Bacharelado na cidade de Alcântara. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11), em ato público comandado pelo prefeito Domingos Araken (PT), realizado na sede do Campus Alcântara do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A implantação da UFMA em Alcântara é mais um compromisso de trabalho consolidado pelo prefeito à população alcantarense.

11f47d01-3d8e-4fcc-b6ee-3a0604e8a2ddDurante a solenidade, prestigiada por lideranças comunitárias, universitários, vereadores, secretários municipais e dirigentes da equipe da UFMA e Prefeitura, a reitora recebeu do prefeito o termo de doação de dois prédios públicos para a instalação da Unidade Avançada da UFMA em Alcântara, que ficará interligada ao Campus de Pinheiro. A doação dos prédios foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

“O professor Natalino Salgado buscou esse momento e trabalhou bastante para que acontecesse e a gente agora está fechando esse pacto com Alcântara, recebendo a doação de dois prédios”, disse a reitora. Segundo Nair Portela, a UFMA desenvolverá várias ações da formação e capacitação, formando as pessoas da cidade e do entorno para que possam estar preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. “Vai ser um trabalho com grandes resultados”, garantiu a reitora.

A reitora destacou ainda a determinação do prefeito em realizar o sonho antigo dos alcantarenses. “O prefeito trabalhou para que firmássemos esse compromisso histórico, construído nesses dois anos. Agora temos que fechar essa proposta da abertura do Curso de História, que é extremamente importante por ser uma cidade histórica e os cursos também de capacitação e trabalhos de pesquisa”, disse Nair.

Domingos Araken agradeceu à reitora pela continuidade do trabalho iniciado pelo ex-reitor Natalino Salgado e o empenho dos professores Ricley Marques, Ítalo Santirocchi e docentes do Campus de Pinheiro. “Com a implantação da UFMA, Alcântara ganha uma instituição nacional de referência. Temos uma inteligência muito grande em nosso município que precisa ser aproveitada. Não pode ser desperdiçada e a UFMA mais próxima da gente facilita isso”, disse o prefeito.

Alcântara tem 182 comunidades quilombolas. É a terceira maior concentração do Brasil. “Há uma divida social grande com essas comunidades e a UFMA chega também para dar a sua contribuição ao desenvolvimento dessas comunidades”, observou Araken. “Estamos satisfeito em sermos um elo dessa corrente que traz a UFMA à população de Alcântara e aos estudantes de todo o Brasil que virão estudar aqui. Vai gerar emprego e renda local, de forma direta e indireta”, informou Araken.

A Prefeitura doou dois prédios, sendo um na Ladeira do Jacaré, reformado pelo Projeto Monumenta, e o outro que é o maior da cidade, conhecido como ‘Cavalo de Troia’, que está em bom estado, mas precisará de reformas localizadas. “Com esses dois prédios a prefeitura cria a oportunidade para a UFMA ser implantada na cidade. Vamos trabalhar para que outros cursos cheguem aqui. Em definitivo, a UFMA agora está presente em Alcântara. O povo alcantarense está de parabéns”, enfatiza Araken.

Ricley Marques destacou o dia histórico para a UFMA e Alcântara. Segundo ele, Alcântara tem contribuído muito com o Maranhão e o Brasil. “Chegou a hora da UFMA também vir aqui dar a sua contribuição. Temos muita confiança no trabalho dos professores de Ciências Humanas que abraçaram o curso de História Bacharelado em Alcântara. É muito importante pra UFMA e ao povo alcantarense”, observou Marques.

Para Ítalo Domingos, a região de Alcântara é muito rica em arqueologia indígena e histórica do período colonial e imperial. “Estamos começando a resgatar esse material. Tem muita documentação escrita. Alcântara é um grande museu de arqueologia a céu aberto”, disse o professor. As comunidades quilombolas também serão beneficiadas com a oportunidade de fazerem o registro da sua história, desenvolverem a sua cultura e se formarem para construírem o seu próprio futuro.

 

Be the first to comment on "Em ato público comandado pelo prefeito Araken, reitora da UFMA, Nair Portela, anuncia curso de História em Alcântara"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*