MOB em parceria com Hospital Nina Rodrigues promove atividades inclusivas para famílias

0
Comentários

 

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), realizou no sábado (20) uma ação inédita e inovadora com atividades inclusivas para famílias do Serviço Travessia, promovendo curso de culinária terapêutica, com a instrutora da Oficina de Arte Culinária do Hospital Nina Rodrigues, Maria de Lourdes, conhecida popularmente como “Vovó Lourdes”, premiada ano passado com uma receita de bolo de arroz e goiabada, cujo reconhecimento foi destaque no arraial dos Supermercados Mateus.

Na ocasião, foram feitas deliciosas receitas que beneficiaram as mães de usuários do Serviço Travessia, ampliando sua capacitação e aumentando sua renda. Em contrapartida, seus filhos estiveram em atividades como aula de pintura com telas, e diversas brincadeiras como o pula pula, além de toda assistência necessária com profissionais da área de saúde do Hospital Nina Rodrigues. Um momento único, marcado pelo brilho nos olhos de cada criança, por nunca haver brincado em um pula pula antes.

“Um trabalho que não poderia ser melhor, estou emocionada, uma excelente ideia. É muito gratificante ouvir das mães os depoimentos sobre o curso de culinária. Um projeto valioso. Bela iniciativa feita com amor. Só o amor pode explicar”, declarou a instrutora de culinária, Vovó Lourdes.

A coordenadora do Serviço Travessia e Assistente Social, Jade Tauany, comenta sobre a iniciativa. “O serviço Travessia visa fornecer o transporte porta a porta, que reflete diretamente no dinheiro que economizam com o transporte. Nesta ação, oferece lazer aos usuários do Serviço e geração de renda com o curso de culinária”, afirmou

Para que a criança com ou sem deficiência se desenvolva, o ato de brincar faz-se extremamente necessário, principalmente, quando há práticas inclusivas que as envolvam em experiências diferentes. Partindo deste princípio, a MOB em parceria com o Hospital Nina Rodrigues, ofereceu uma tarde de lazer e interação, sobre o brincar inclusivo, com atividades variadas como arte, brincadeiras e música, focando na capacidade das crianças.

“A ação que foi realizada hoje vem estreitar laços enquanto rede de assistência em saúde, parceria que existe em todos os serviços. E o serviço Travessia que além de cuidar destas crianças, deu oportunidade para que estas famílias ficassem aos nossos olhares, com atividades terapêuticas lúdicas, enquanto as mães estavam com a Vovó Lourdes preparando receitas práticas com apoio de uma nutricionista. Nossa intenção foi juntar forças através do Governo do Estado e estreitar a rede intersetorial de assistência no Estado proporcionando com que o Governador Flávio Dino possa cada vez mais mostrar o seu zelo pelo cidadão Maranhense”, declarou o Diretor Geral do Hospital Nina Rodrigues, Dr. Ruy Cruz.

“Esta ação foi de grande importância para mim, porque eu estava em um nível de estresse alto, e foi bom ter participado porque acabou meu estresse na hora, e aprendi bastante com a Vó. Amei ela. Sem falar na apostila que a gente ganhou. Os pães que ela fez estavam muitos gostosos. O João amou ter brincado no pupa pula! Para ele foi a primeira vez, foi a maior alegria da vida dele, subiu escada e ele até agora está eufórico contando toda hora, não para de sorrir contando, muito bom mesmo”, relatou Rosimeire Barros Carvalho, 41 anos, mãe do João Victor, usuário do Serviço Travessia.

A iniciativa visa também proporcionar reflexão sobre o convívio com a diferença, respeitando a particularidade de cada um. Momento único, com mães e filhos extremamente agradecidos e emocionados por terem sido lembrados e por viverem o inédito em suas vidas.

Seja o primeiro a comentar em "MOB em parceria com Hospital Nina Rodrigues promove atividades inclusivas para famílias"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*