Notícias da Câmara de São Luís

0
Comentários

Josué Pinheiro quer sinais sonoros

nas principais avenidas de São Luís

O vereador Josué Pinheiro (PSDB) encaminhou ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que determine à SMTT (Secretaria Municipal de trânsito e Transportes) a viabilização de instalação de terminais sonoros nos semáforos das principais avenidas de São Luís.

O parlamentar argumenta que juntamente com a instalação dos sinais, deverá ser iniciado um processo educativo que deverão ser orientados os usuários deficientes visuais sobre a utilização correta e ainda realizar campanha de conscientização dos motoristas a respeito da sinalização.

“A referida sinalização promoverá a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, disse Pinheiro. O vereador do PSDB afirma que a adoção desta providência irá “promover maior bem estar e segurança aos cidadãos, tanto pedestre como motoristas, que trafegam durante o concorrido fluxo de veículos da capital”.

Na sua proposta, Josué Pinheiro argumenta que atualmente o equipamento consiste em botoeiras sonoras diferenciadas, que emite voz e som de bip, ao ser acionado o botão pelo pedestre, portador de deficiência visual, na travessia junto ao semáforo das principais avenidas da cidade.

AVENIDA ALEXANDRE DE MOURA – Para o governador Flávio Dino (PCdoB), Josué Pinheiro solicitou a inclusão da Avenida Alexandre de Moura, no Centro de São Luís, para serviços de recuperação asfáltica dentro do Programa Mais Asfalto. Segundo ele, “a referida via pública é um elo de ligação entre outras avenidas que dão acesso ao centro, está estrategicamente ladeando o Parque do Bom Menino, parque esportivo que detém grande função social para a ´população”, completa.

Justifica ele que “a Avenida Alexandre de Moura encontra-se em péssimo estado de conservação, o que se faz necessários os serviços de manutenção permanente para corrigir as imperfeições e buracos ao longo do seu calçamento”. Josué Pinheiro finaliza assinalando que “a medida irá proporcionar melhoria da mobilidade urbana, assim como da qualidade de vida dos moradores das adjacências no centro da capital”.

 

——————————–

Beto Castro cobra implantação de semáforo  

na Avenida Casemiro Júnior, no Anil

 

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um requerimento de autoria do vereador Beto Castro (PROS) pedindo que a Prefeitura – por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) – mande implantar um semáforo na Avenida Casemiro Júnior, em frente ao Ecopark, no Bairro do Anil.

No pedido encaminhado por meio de ofício ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, o vereador Beto Castro esclarece que a implantação do semáforo está sendo cobrada por milhares de pessoas residentes no bairro do Anil e nas comunidades adjacentes.

Em visita ao Anil, Castro percebeu várias reclamações dos moradores sobre a falta de sinalização na Avenida Casemiro Júnior. O parlamentar constatou que a ausência do semáforo coloca em risco os moradores que se deslocam diariamente pelo local e fazem a travessia da via, principalmente crianças e idosos.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS ESCOLAS

Beto Castro ainda protocolou indicação na Câmara Municipal solicitando que o Governo do Estado – por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) – implante um programa de Tecnologias Assistivas, voltado para atender os alunos com deficiência nos estabelecimentos de ensino do município de São Luís.

No pedido encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao titular da Seduc, Felipe Camarão, Beto Castro esclarece  que as Tecnologias Assistivas contribuem para a ampliação das habilidades funcionais da pessoa com deficiência, promovendo também a qualidade de vida e mais inclusão de milhares de pessoas.

Para o vereador, a implantação do programa nos estabelecimentos de ensino do município de São Luís é uma luta antiga do Movimento da Pessoa com Deficiência. Segundo ele, os deficientes dependem cada vez mais das Tecnologias Assistivas, que atuam na ampliação de habilidades funcionais.

O parlamentar informou que Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços tecnológicos, que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão social.

 

—————————————————

Isaías Pereirinha solicita recapeamento

asfáltico  de ruas do bairro do Sacavém 

O vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL) protocolou requerimento na Câmara Municipal de São Luís solicitando que a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) – mande fazer serviços de recapeamento asfáltico nas ruas Domingos Sales e São Luís, localizadas no bairro Sacavém.

No pedido encaminhado pela Mesa Diretora da Casa, por meio de ofício ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e ao secretário da Semosp, Antônio Araújo, Pereirinha esclarece que o recapeamento asfáltico está sendo cobrado por milhares de moradores e visitantes do bairro.

O parlamentar informa que a falta do recapeamento asfáltico está prejudicando o tráfego no local e causando sérios prejuízos financeiros aos proprietários de veículos que trafegam nas ruas Domingos Sales e São Luís, as mais importantes vias de acesso ao populoso bairro da capital maranhense.

Seja o primeiro a comentar em "Notícias da Câmara de São Luís"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*