Notícias da Câmara de São Luís

0
Comentários

Beto Castro aciona o Estado para construir

 a creche do idoso no município de São Luís 

O vereador Beto Castro (PROS) protocolou indicação na Câmara Municipal pedindo que o Governo do Estado – por meio da Secretaria da Educação – viabilize estudos técnicos para a construção da creche do idoso no município de São Luís. O documento foi aprovado pelos vereadores e encaminhado ao governador Flávio Dino e ao secretário da Educação, Felipe Camarão.

No pedido, o vereador Beto Castro esclarece que já existem no Brasil as creches para idosos. Segundo ele, sua iniciativa foi idealizada para oferecer aos idosos da capital maranhense um local onde eles possam passar o dia enquanto seus familiares trabalham. Na creche, os idosos terão acompanhamento médico e psicológico, sem necessidade de interná-los numa casa de repouso.

Beto Castro sugere que a creche tenha assistência multidisciplinar, em tempo integral, e o idoso não precise ficar isolado da sociedade e dos familiares. “A ideia é oferecer um local para os idosos passar o dia enquanto os familiares trabalham e proporcionar atendimento médico e psicológico, o que é muito importante para as pessoas da terceira idade”, disse.

 

________________________________________________________

Josué Pinheiro quer centro para

atendimento a população de rua

Visando buscar atendimento a segmento exposto a vulnerabilidade no município de São Luís, conforme previsto no Decreto nº7.053/2009, o vereador Josué Pinheiro PSDB)está solicitando, por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, ao prefeito Edivaldo Holanda Junior que determine a autorização de estudos para viabilidade e implantação de um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua.

Enfatizando que São Luís tem características marcantes como parte integrante da Grande Ilha e da Microrregião da Aglomeração Urbana, o que torna o município mais populoso do Estado, o vereador social democrata assinala que “essas características populacionais também agregam uma significativa parcela de pessoas em situação de rua”. Continua ele explicando que “essas pessoas ficam expostas ao relento nas avenidas, ocupando logradouros públicos, sem nenhuma condição de habitabilidade”.

Incluindo “as pessoas que perderam o vínculo coma família e com a sociedade, chegando a uma situação favorável para a marginalidade”, Josué Pinheiro acrescente: “apesar da vulnerabilidade social de pessoas que observamos nas ruas de nossa capital, também estão agregados os mais agressivos que representam insegurança para a sociedade como um todo”.

Após frisar que “as praças do centro da cidade estão servindo como abrigo, onde moradores de rua utilizam para dormir e fazer suas necessidades pessoais”, Josué Pinheiro sugere que “o Centro de Referência deverá ser composto por equipe multiprofissional, habilitada para abordagem, triagem e acompanhamento do atendido, realizando encaminhamento para tratamento de saúde, se for o caso, e assistência por comunidades terapêuticas, orientação sobre acesso à documentação civil, oferta de cursos de capacitação, assim como grupos de autoajuda, atividades esportivas, culturais, religiosas, de lazer e ocupacionais”.

 

_______________________________________

Estevão Aragão pede revitalização

da Praça do Sol, na Ponta D’Areia

Foi aprovado por unanimidade na sessão solene da Câmara Municipal de São Luís a indicação do vereador Estevão Aragão (PSB) que solicita ao Governo do Estado a revitalização da Praça do Sol, na praia da Ponta d’Areia.

Segundo o parlamentar, embora a orla seja um importante ponto turístico da capital, hoje enfrenta problemas estruturais no calçadão, situações precárias das barracas, ausência da famosa estátua da sereia e as condições impróprias para banho.

“A nossa solicitação visa, portanto, despertar no Poder Executivo de nosso estado sobre a atual situação do local. Um ponto tão importante de nossa capital não pode continuar nesse estado de abandono”, afirmou Estevão Aragão.

SHOWS E EVENTOS

Também foi aprovado, por unanimidade, requerimento de autoria do vereador Estevão Aragão (PSB) solicitando da Prefeitura da nossa capital e da Secretaria de Cultura – SECULT, informações ao parlamento sobre valores, condições de pagamento dos contratos de shows e eventos contratados pelo executivo entre os anos de 2013 a 2017.

Segundo o parlamentar, a solicitação visa traçar uma radiografia para entender porque a gestão atual que comanda a cidade de São Luís tanta humilha a cultura popular:

“Somente gostaria, por ser representante da nossa população, o motivo dessa crise seletiva. Nossa Cultura está agonizando e somente não morre pelo amor das pessoas que as fazem. Gostaria de entender porque para um setor é uma humilhação para receber e para outros se paga adiantado e a peso de ouro”, finalizou Estevão Aragão.

 

——________________________

 

Edson Gaguinho requer Central de Marcação

de Consultas para a Cidade Olímpica

Com o objetivo de garantir saúde e bem estar para a população, o vereador Edson Gaguinho (PHS) solicitou, por meio de requerimento, protocolado e apresentado na Câmara Municipal de São Luís, que seja instalada uma Central de Marcação de Consultas e exames (CEMARC) na Unidade de Saúde da Família Antônio Carlos Reis, Cidade Olímpica I, no bairro Cidade Olímpica.

De acordo com o parlamentar, ter uma CEMARC nesta região da cidade é reivindicação antiga dos moradores, além disso, vai atender a demanda de muitos que necessitam marcar uma consulta ou exame e precisam se deslocar para outros bairros ou até o centro da cidade.

“A Unidade de Saúde da Cidade Olímpica I tem capacidade para receber essa CEMARC, ela sendo instalada lá, dezenas de comunidades serão beneficiadas. A distância ainda prejudica muita gente na hora de marcar consultas, por isso solicitamos o encaminhamento do nosso pleito em regime de urgência”, disse Edson Gaguinho.

 

Seja o primeiro a comentar em "Notícias da Câmara de São Luís"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*