PF prende Barbosa da Dimensão Engenharia e auditores fiscais da Receita Federal

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira 12, o megaempresário e proprietário do Grupo Dimensão, Aço Maranhão, Saga Engenharia e Wasser Comercio e Representações, Antonio Barbosa Alencar.

Além do empreiteiro, também foram alvo da operação, batizada de Lilliput, auditores fiscais da Receita Federal.

De acordo com a PF, Barbosa foi flagrado sonegando impostos federais e, quando fiscalizado pela Receita Federal, pagou propina aos auditores.

“Informe policial apontou que auditores fiscais, durante ação de fiscalização em obras de empresas de construção civil componentes de um importante grupo de empresas desta capital, teriam detectado irregularidades que estariam dando ensejo à diminuição ou supressão de tributo federal (contribuição previdenciária) e, uma vez noticiado o fato ao proprietário da empresa alvo da fiscalização, este teria ofertado aos auditores vantagem econômica indevida para que a ação fiscalizadora fosse protelada o máximo possível”, diz a PF em nota.

A operação contou com a participação da Receita Federal do Brasil e do Ministério Público Federal (MPF). No total, foram cumpridos 9 mandados de prisão temporária, 11 de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão.

Todos foram encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, localizada no bairro da Cohama, na capital.

Outras investigações

Antes da deflagração da Operação Lilliput, Barbosa havia sido alvo de outra investigação da PF. Desencadeada em 2014, a Operação Cartago apontou a suposta participação do mega empreiteiro num esquema que pode ter desviado R$ 500 milhões da Caixa Econômica Federal.

Ele também é apontado pelo Ministério Público do Maranhão como cabeça de uma suposta organização criminosa que atuou no esquema de fraude em licitações para construção de 64 hospitais de 20 leitos do programa Saúde é Vida.

Fonte: Atual7

Be the first to comment on "PF prende Barbosa da Dimensão Engenharia e auditores fiscais da Receita Federal"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*