Prefeita de Nova Iorque fala de parcerias com o Governo e diz que vai botar em funcionamento a central de tratamento de esgoto construída pela Codevasf

0
Comentários

Entrevista com a prefeita de Nova Iorque Mayra Guimarães(PSL)

O Governo do Estado tem mostrado disposição em ajudar?

-Nós observamos  um interesse  muito grande do governador Flávio Dino. Ele abriu as secretarias  realizando reuniões com os gestores. Ensinado os caminhos por onde a gente tem andar para chegar ate esses projetos  para a poder beneficiar  nossa população.

Mayra com o secretário Márcio Jerry e o ex-prefeito Gustavo Guimarães

Como foi a receptividade do Governo do Estado nesse primeiro momento?

– Já tive um contato bastante proveitoso com o Governo do Estado. Com a Secretaria de Agricultura Familiar, através do secretário Adelmo Soares. Ele já nos garantiu alguns projetos.  Vai apoiar o município nesse sentido. Acredito que esse ano de 2017 vai ser um ano bem produtivo para  Nova Iorque.

Como a prefeita analisa essa importância dessa parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de  Agricultura Familiar?

-É muito importante. A gente pode fazer uma parceria muito proveitosa, onde a gente vai alcançar muitos agricultores familiares. A gente precisa muito dessa parceria, principalmente desse suporte técnico. A gente sabe que o Governo do Estado tem trabalhado muito forte em cima da agricultura, só que os municípios menores as vezes ficam descobertos dessa assistência técnica.  As vezes se inicia um projeto, mas não se tem continuidade por conta dessa assessoria técnica.

O Brasil está passando por uma crise, quais são as suas prioridades para esse inicio de governo?

– Já tinha sido anunciada uma queda nos recursos. A gente já sentiu isso em janeiro. Mas agora é entrar com a criatividade, para ver o que a gente faz. É ter um planejamento muito forte, porque os custos só fazem é aumentar e as receitas só diminuem. A gente pegou da gestão anterior que veio com uns débitos de previdência, de impostos que estão sendo debitados automaticamente nas contas da prefeitura. As vezes a população não tem noção disso que é descontado. As vezes só tem noção do entra, mas  não consegue observar o que sai. Nós vamos priorizar a saúde e a educação e também a assistência social. Nós temos uma população  bastante carente. A gente tem que entrar com programas para suprir as necessidades das nossas famílias.

Nova Iorque é tradicionalmente é forte no turismo. A prefeitura tem interesses, tem planejamento tem projeto para incentivar esse turismo?

Temos sim! Nossa cidade é banhada pelo Rio Parnaíba. Nós temos uma praia, chamada de Praia do Caju. Mas temos muitos problemas de infra estrutura para receber os turistas. Tanto na parte hoteleira como na culinária. Nós vamos entrar nessa parte com treinamento de hotelaria e culinária para melhorar nossos serviços. Estamos em contato com a Secretaria de Turismo do Estado. Estamos viabilizando uma casa de cultura; uma casa de artesanato.

E com relação ao saneamento básico?

-Nós temos um problema muito sério de esgoto. Um obra que foi feita pela Codevasf(Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e  Parnaíba) que nós estamos lutando e trabalhando para resolver esse problema, Que é o saneamento to básico. Que é o problema sério na nossa cidade que interfere em toda estrutura. Vamos trabalhar muito duto com saneamento para poder receber o turista.

É importante o gestor estar presente na cidade?

A presença do gestor na cidade trás  povo para a prefeitura. Hoje o povo voltou a visitar e participar da dia a dia da gestão. Eu gosto de trabalhar. Eu me sinto feliz naquilo que eu faço. É rotineiro a minha presença aqui. Porque tem muito serviço  para fazer. Tem coisas que tem que você tem que estar olhando de perto.

A prefeitura tem buscado convênios logo nesse inicio de gestão?

-As vezes tem gestores que acham que só os grandes convênios resolvem . Existem coisas pequenas que a gente pode fazer no municípios que trazem resultados muito bom. Um exemplo foi a carreta da mulher. Nós conseguimos ainda no ano de 2016. Nós fomos na Secretaria da Mulher. E nós conseguimos  a carreta. Onde aqui nós detectamos um problema na suade. Detectado o problema a gente tem como trabalhar em cima dessa situação. Foi uma coisa simples que nos deu resultado. Nós atendemos mais 500 mulheres.

Com edição…

 

 

 

 

 

 

pequenos

parceira com

Seja o primeiro a comentar em "Prefeita de Nova Iorque fala de parcerias com o Governo e diz que vai botar em funcionamento a central de tratamento de esgoto construída pela Codevasf"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*