Sancionada lei do vereador Cézar Bombeiro que institui o Dia do Bairro Liberdade

0
Comentários

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), sancionou lei de autoria do vereador Cézar Bombeiro (PSD) que institui a data de 25 de maio como o “Dia do Bairro Liberdade”. A data faz alusão à fundação do bairro, que  surgiu em 1918, com a criação do antigo matadouro, nessa época, o bairro tinha um único acesso por terra, chamado Campina do Matadouro, mas o principal meio de entrada eram as embarcações.
Em 1918, foi firmado um contrato entre a Prefeitura de São luís e a Companhia Matadouro Modelo. O prazo do contrato era de 25 anos, contados da data de inauguração. Durante a vigência, o contratante teria “uso e gozo do estabelecimento com todos os ônus e vantagens pactuados”. Ao fim desse prazo, o matadouro passaria ao controle da prefeitura.
O antigo Matadouro do Município de São luís estava localizado no final da rua de São Pantaleão, nas proximidades da Praia da Madre Deus. Após confecção de relatório sanitário, elaborado pelo Dr. Victor Godinho, que apontou as precárias condições do espaço ao intendente municipal Luis Torres.
Em 25 de maio do mesmo ano, Torre determinou a publicação da desapropriação, no Diário Oficial do Estado, do sitio Itamaracá pela importância de 10 contos de reis e a parte nordeste e sudeste do Sitio Baixinha para a construção do Matadouro Modelo, entre a Machado Cavalcante e uma construtora do Pará.
Portanto, a data de fundação da Liberdade é 25 de maio de 1918, quando houve a desapropriação. Dessa forma, o vereador Cezar Bombeiro tenta, de forma brilhante, resgatar a história do bairro.
Este ano, a data será lembrada de forma comemorativa, com uma grande agenda e uma programação cultural com artistas locais, sexta-feira, dia 26. O ponto alto será a apresentação do Boi da Maioba, na Praça Mário Andreaza, marcada para as 20h.
Segue o ato oficial em que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior sanciona a lei que institui o Dia do Bairro Liberdade:

Seja o primeiro a comentar em "Sancionada lei do vereador Cézar Bombeiro que institui o Dia do Bairro Liberdade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*