Semapa vai ampliar o apoio as ações do Programa de Aquisição de Alimentos

0
Comentários

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues e técnicos da Semapa, participaram na manhã desta quinta-feira (26), na Associação de Moradores e Produtores Rurais de Matinha-Maracanã, da solenidade de assinatura de Termo de Compromisso de Beneficiário Fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) e, que conta com a assistência técnica da Semapa e parceria da Secretaria de Agricultura Familiar.

Durante o evento, que contou com as presenças do vice-prefeito Júlio Pinheiro,  de produtores e moradores da zona rural de São Luís, lideranças políticas, e técnicos da três secretarias envolvidas, cento e setenta e oito produtores familiares assinaram o termo em que se comprometem a entregar à Prefeitura, produtos de boa qualidade, produzidos por eles, e, em conformidade com todas as normas e exigências do programa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA), a prefeitura de São Luís, dispõe de recursos da ordem de um milhão de reais para comprar direto desses produtores, semanalmente, alimentos que integram uma lista de trinta e nove itens de hortifrutigranjeiros de origem vegetal e animal (mel, frango e carne suína). Esses alimentos serão doados a famílias carentes cadastradas e acompanhadas nos vinte Centros de Referência Social (CRAS). Um programa que segundo a Coordenadora, Fernanda Buzar, beneficiou, em 2016, quarenta mil pessoas, além de trezentos produtores.

“A primeira etapa do programa é a assinatura do Termo de Compromisso de Beneficiário Fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos. A segunda etapa é o recebimento dos cartões e a terceira é a compra dos alimentos. Esse programa tem a modalidade de doação simultânea onde a Prefeitura compra os alimentos direto do produtor e entrega, lá na ponta, através dos CRAS beneficiando quem mais precisa e fomentando os pequenos negócios no campo”, explicou a secretaria da SEMSA, Fátima Ribeiro.

Na  ocasião, o secretário Ivaldo Rodrigues, reafirmou o compromisso da Semapa de dar todo o suporte possível para aprimorar e fortalecer o PAA. Também anunciou que a Unidade Produtora de Mudas de Hortaliças, mantida pela Semapa, vai contribuir ainda mais para aumentar a produção na zona rural. “Nós estamos incrementando a nossa produção de mudas para que a partir do ano que vem a gente faça, além da doação de sementes, a doação também de mudas. O que será muito positivo visto que, em algumas culturas, o cultivo de mudas exige aparatos técnicos que, muitas vezes, o pequeno produtor não tem. E isso amplia a quantidade e melhora a qualidade dos alimentos produzidos”, destacou Ivaldo Rodrigues.

Seja o primeiro a comentar em "Semapa vai ampliar o apoio as ações do Programa de Aquisição de Alimentos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*