Weverton Rocha apresenta emendas para diminuir idade mínima da aposentadoria na Reforma da Previdência

0
Comentários

O deputado federal Weverton Rocha, líder do PDT na Câmara, apresentou três emendas à PEC 287/2016, que trata da reforma da Previdência. Todas com o objetivo de diminuir a idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores.

Pela proposta do projeto do presidente Michel Temer a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem será de 65 anos, mediante 15 anos de efetiva contribuição, sem levar em conta a função desempenhada pelos trabalhadores. No modelo atual, a idade mínima para homens é de 60 anos e 55 para mulheres,  alguma categorias possuem regime especial.

Uma das emendas diz respeito aos trabalhadores rurais. A preocupação é que a maioria dos agricultores ainda prática a plantação de subsistência e não conseguiria contribuir com o tempo exigido pelo Governo Federal. Além disso, a rotina é dura e cansativa para um idoso. O deputado quer manter as regras atuais. “Se as regras passarem do jeito que o governo quer, haverá uma imensa miséria no campo”, afirmou o parlamentar.

Weverton Rocha também apresentou emendas para suprimir as mudanças propostas na aposentadoria de professores e policiais civis estaduais e federais, incluindo policiais rodoviários e ferroviários federais, que atualmente têm tratamento diferenciado, com direito a se aposentar mais cedo. O texto da reforma enviada à Câmara iguala todas as aposentadorias em 65 anos. “A justiça consiste em tratar os desiguais de forma a conseguir o equilíbrio e a igualdade de oportunidade”, explicou.

O parlamentar ainda garantiu que outras emendas ainda serão apresentadas para reduzir a idade geral de aposentadoria, melhorar a regra de transição e manter a diferença de idade para aposentadoria de homens e mulheres. “Elas têm uma dupla jornada de trabalho, ganham menos no mercado, não podem ser penalizadas com um aumento tão grande no tempo para aposentadoria”, afirmou.

Seja o primeiro a comentar em "Weverton Rocha apresenta emendas para diminuir idade mínima da aposentadoria na Reforma da Previdência"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*