ALEMA

Brasília – Sinproesemma participa de mobilização nacional  por valorização dos profissionais da educação…

Brasília – Sinproesemma participa de mobilização nacional por valorização dos profissionais da educação…

O Sinproesemma esteve presente, nesta quarta-feira, 6 de agosto, na mobilização nacional em Brasília que reuniu cerca de mil profissionais da educação de todo o país em frente ao Ministério da Educação (MEC), no Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

O ato, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), teve como objetivo a valorização dos profissionais técnicos e administrativos da educação básica, com destaque para a aprovação do Projeto de Lei 2.531/2021, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

Representando o Maranhão, dirigentes do Sinproesemma se somaram ao movimento, que deu visibilidade à luta de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que garantem o funcionamento das escolas públicas, como auxiliares administrativos, merendeiras, inspetores, técnicos de laboratório, entre outros profissionais. A manifestação também cobrou do MEC políticas de valorização da carreira, ampliação de formação técnica e reconhecimento da importância desses profissionais para a qualidade da educação pública.

Durante o ato, a CNTE entregou aos secretários executivos do MEC, Rodolfo Cabral e Gregório Durlo Grisa, um ofício com as principais reivindicações da categoria, incluindo a ampliação do programa Profuncionário, que hoje oferta apenas 3.500 vagas, número considerado insuficiente frente à demanda nacional.

A secretária adjunta de Servidores Técnicos e de Apoio do Sinproesemma, Regina Nogueira, destacou que a “nossa luta é por reconhecimento, piso nacional, plano de carreira e formação continuada. A educação começa com a valorização de todos que fazem a escola. E o Sinproesemma vai continuar firme nessa batalha,” afirmou Regina.

O presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, destacou a luta do Sinproesemma pelas políticas para os profissionais da educação não docentes e o compromisso com todos os trabalhadores em educação.

“Estivemos mais uma vez ao lado da CNTE nessa luta justa pela valorização dos profissionais da educação. Não se faz educação de qualidade sem reconhecer o papel essencial dos trabalhadores que garantem o funcionamento das escolas. Defendemos a aprovação urgente do PL 2.531/2021 e a ampliação de programas de formação, como o Profuncionário, para garantir dignidade, salário justo e carreira para os técnicos e administrativos. Para além dessa luta nacional, o Sinproesemma também busca a aprovação do PCCR Estadual e Municipais para os profissionais não docentes e concurso público para esses trabalhadores, assim promovemos salários justo, carreira e formação, essencial para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”, declarou Oliveira.

0 0 votes
Article Rating
Inscrever-se
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x