O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) parabenizou, na sessão desta quarta-feira (15), a diretoria da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), por ter realizado com grande sucesso, em São Luís, o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense.
Em seu discurso, o deputado informou que teve a chance de participar de uma mesa redonda sobre o novo marco do saneamento básico, tema que considera fundamental para o Maranhão, em razão dos baixos índices de cobertura, tanto da rede de esgoto quanto da rede de água potável.
Júlio Mendonça assinalou que, nessa área do saneamento básico, a Caema tem uma importância muito grande, mas, segundo ele, é uma empresa deficitária.
“A gente percebe que há necessidade de investimentos e de um olhar especial do governo sobre a Caema, porque nós temos uma fragilidade no processo jurídico de governança em relação às concessões. Temos que entender, e de fato colocar luz na realidade, sobre qual o modelo de gestão, se é privado, se é misto ou se é público”, disse o deputado.
Júlio Mendonça observou, ainda, que esse tema do saneamento básico diz respeito diretamente à saúde pública e que os índices de doenças ocasionadas por falta de saneamento são alarmantes no Maranhão.