O Hotel Luzeiros, em São Luís, foi palco do aguardado Primeiro Encontro dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Maranhão, na última sexta-feira (1º). O evento, idealizado e organizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura em parceria com a Federação de Pescadores do Maranhão (FECOPEMA), reuniu mais de 400 representantes da pesca artesanal, incluindo presidentes de entidades, em uma iniciativa que promete transformar o cenário do setor no estado.
Com o propósito claro de fortalecer o setor pesqueiro artesanal no Maranhão, o encontro destacou temas cruciais que ganham destaque na pauta de discussões. Entre eles, a abordagem sobre benefícios para os trabalhadores, o INSS, a importância do seguro-defeso e a necessidade de uma reestruturação nas políticas públicas voltadas para a valorização dos direitos desses trabalhadores.
Na ocasião, o deputado federal Wolmer Araújo, destacou os projetos de lei de sua autoria destinados a agilizar a concessão de benefícios previdenciários aos pescadores. Essas propostas, segundo o deputado, não apenas fortalecerão as entidades de pesca, mas também garantirão o pagamento da quinta parcela do seguro-defeso.
O evento contou com a presença e participação do secretário estadual de Pesca e Aquicultura do Maranhão e Presidente da Federação dos Pescadores do MA, Édson Araújo, que destacou o notável crescimento do setor pesqueiro, compartilhando detalhes sobre os investimentos significativos promovidos pelo Governo do Estado em benefício dos pescadores maranhenses. Ele ressaltou a implementação de projetos de capacitação voltados para os pescadores, além de investimentos em equipamentos de pesca, evidenciando o comprometimento do Governo estadual em prover as ferramentas necessárias para os profissionais da pesca artesanal.
Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas o Superintendente Nordeste do INSS, Caio Maia; o Procurador Federal do INSS, Ibrahim Djalma; o Gerente Executivo do INSS de São Luís, Akiciano Vale; o Secretário Estadual de Pesca e Aquicultura, Édson Araújo; o Presidente da Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln; o Presidente da FECOPEMA, Bernardo Linhares; o Coordenador-Geral do Seguro Defeso (MA/PI), Gabriel Araújo; e o Deputado Estadual Juscelino Filho. Além disso, o representante do Ministro André de Paula, Bruno Bogea, e diversas outras autoridades contribuíram para a riqueza do debate.
Este encontro histórico não apenas promoveu discussões aprofundadas sobre temas vitais para os pescadores, mas também consolidou-se como um marco na busca por soluções eficazes para fortalecer e valorizar o trabalho da pesca artesanal no Maranhão.