O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizarão neste domingo (28.ago.2022) o 1º embate direto da campanha presidencial de 2022. Adversários ferrenhos, ambos se encontrarão pessoalmente no debate da TV Bandeirantes, realizado em conjunto pelo pool de veículos de mídia formado por Band, Folha de S. Paulo, TV Cultura e UOL.
Os 2 só confirmaram o comparecimento nesse sábado (27.ago.2022). Ao longo da semana anterior, as equipes de ambos discutiram estratégias e condicionaram a participação à presença do adversário.
Havia dúvidas, tanto para Lula, quanto para Bolsonaro sobre quais seriam os riscos e os benefícios de comparecer a esse tipo de evento. Pela manhã, o petista anunciou a decisão em suas redes sociais. Horas depois, o atual presidente também confirmou. Definido por sorteio, Lula e Bolsonaro estarão lado a lado no estúdio.
A expectativa é de que o principal confronto se dê entre Lula e Bolsonaro. Temas como corrupção nos governos do PT e a falta de ações mais eficazes para o enfrentamento da pandemia da covid-19 devem ser explorados. Ambos também serão alvos preferenciais dos demais candidatos.
Bolsonaro deverá ainda ser instado a responder sobre o aumento da pobreza e da fome no país e o fim do aumento do Auxílio Brasil em dezembro. Questões sobre machismo e homofobia também podem ser colocadas para o presidente. ..