O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), voltou a demonstrar preocupação com a possibilidade de aumento da abstenção no 2º turno das eleições.
Em uma sequência de publicações no Twitter, ele destacou a importância do voto – “Quem não se levanta para acender a luz, não pode reclamar do escuro”, citou ele -, e lembrou que o Maranhão foi o estado com a 7ª maior abstenção no 1º turno.
“Quero alertar sobre a importância de se evitar altos números de abstenção nesse segundo turno. Ainda no primeiro, o Maranhão ficou em 7º lugar entre os que apresentaram o maior número de eleitores ausentes”, destacou.
E completou: “No primeiro turno, o país registrou o maior índice de abstenção desde as eleições de 2018. Foram mais de 32 milhões de brasileiros ausentes. É importante que o máximo de pessoas possível participe. Quanto maior a participação popular, maior a legitimidade de um governo eleito”.
A preocupação de Brandão é a mesma da maioria dos governadores do Nordeste que apoiam o ex-presidente Lula (PT).
Como a região foi a que dei a maior votação proporcional ao petista no 1º turno, a tendência é que uma maior rejeição nessa área o prejudique, beneficiando uma possível virada do presidente Jair Bolsonaro (PL).