O ex-prefeito de Bacabeira Reinaldo Calvet foi flagrado fazendo uma proposta indecorosa a uma gestora da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) após uma reunião que discutiu o apoio do órgão federal ao município. Uma gravação telefônica flagrou uma fala suspeita de Calvet, que tentou convencer a representante da Codevasf a mudar o destino de equipamentos que serão entregues à prefeitura local para beneficiar o povo.
Com pretensões políticas em 2020, ele fez um pedido, no mínimo, estranho: a destinação para o instituto de sua família de um Troller (carro utilitário), adquirido com recursos de uma emenda parlamentar, que a princípio será repassado à Prefeitura de Bacabeira. Além desse veículo, está prevista a entrega de um caminhão munck, um frigorífico e um caminhão compactador à administração municipal.
Como se estivesse disposto a corromper a servidora federal, Calvet chegou a citar o nome da sua esposa, Olga Calvet, e da vereadora Kellyane Calvet, sua filha, para reforçar o pedido. Disse, ainda, que esteve recentemente com o superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, que teria dito a ele que eventuais mudanças na destinação de benefícios do órgão dependeriam apenas da gestora e de sua equipe.
“Se você fizer o ofício e tirar esse Troller da Prefeitura e colocando para o nosso instituto ficaremos muito agradecidos”, declarou Calvet. Não satisfeito, ele pediu que a gestora comparecesse ao ato de entrega do veículo utilitário ao instituto da sua família, ao qual também estariam presentes sua esposa Olga e sua filha vereadora, Kellyane.
A Codevast atua em prol de municípios do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Distrito Federal e Minas Federal com ações de fomento de diversas atividades. Confira: