A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou os resultados do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2024, revelando que mais de 4,8 mil dos aprovados, em um total de 5.493 vagas oferecidas, são provenientes de escolas públicas. Esse contingente representa expressivos 76,61% do total de estudantes aprovados, destacando o papel fundamental do Paes na promoção da inclusão educacional.
A UEMA diferencia-se ao não utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso, adotando o vestibular próprio, o Paes. Essa abordagem única contribui para a democratização do acesso à educação superior no Maranhão, beneficiando milhares de estudantes anualmente.
As provas do Paes 2024 foram realizadas em novembro e concedem acesso a cursos tanto na UEMA quanto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Com mais de 50 mil inscritos para concorrer às 5.493 vagas, o processo seletivo reflete o empenho em proporcionar oportunidades educacionais a uma ampla gama de candidatos.
Em 2023, o reitor da UEMA, Walter Canales, destacou que 75% das vagas foram ocupadas por estudantes da rede pública. Entre a divulgação dos resultados, em janeiro, e a matrícula final, em maio, o percentual de estudantes provenientes de escolas públicas cresceu de 75% para 80%, evidenciando a tendência positiva na democratização do ensino superior.
Nesta edição do Paes, os cursos mais concorridos foram o Curso de Formação de Oficiais PMMA – Cota para negros, com 227,78 candidatos por vaga; Curso de Formação de Oficiais CBMMA – Cota para negros, com 195,67 candidatos por vaga; e Medicina Bacharelado – Sistema Universal de vagas, com 185,06 candidatos por vaga.
O sucesso do Paes 2024 é atribuído, em parte, às iniciativas do governador Carlos Brandão e do vice-governador e secretário de educação Felipe Camarão, que destacam a educação como uma prioridade essencial para o desenvolvimento do Maranhão. Suas ações continuam a impulsionar a conquista de oportunidades educacionais pelos jovens do estado.