O deputado federal Duarte Júnior (PSB) será o protagonista, neste domingo (21), da convenção partidária “Juntos Por São Luís”, que oficializará sua candidatura ao Palácio de La Ravardière. O ato político, que promete ser um marco histórico pela grandiosidade esperada, acontecerá no Ginásio Georgiana Pflueger, o Castelinho.
Além dos principais atores da política maranhense, são aguardadas as presenças de representantes de nível nacional dos partidos que integram a coligação que dará suporte à candidatura.
Doze agremiações partidárias (PSB, PT, PCdoB, PV, PSDB, Cidadania, Progressistas, Podemos, PL, União Brasil, PRD e Avante) compõem o grupo de apoio a Duarte. Do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem a indicada a vice do parlamentar: Isabelle Passinho, advogada, cantora e ativista pelo direito das pessoas com deficiência.
A força de Duarte nas eleições municipais deste ano não será apenas partidária. São esperadas caravanas dos quatro cantos de São Luís, que devem preencher por completo as arquibancadas do ginásio poliesportivo do Complexo Esportivo Canhoteiro.
Duarte chega à etapa de convenções partidárias consolidado como o principal obstáculo às pretensões de reeleição do atual prefeito, Eduardo Braide (PSD), que enfrenta queda na popularidade e nas redes sociais por conta de intervenções atabalhoadas promovidas pela administração municipal com o programa “Trânsito Livre”.
Além disso, escândalos sucessivos que pulularam nos últimos meses, envolvendo contratos emergenciais celebrados ao longo dos últimos três anos e sete meses, abalaram a imagem do gestor e ensejaram, inclusive, uma CPI contra Braide e seus auxiliares na Câmara Municipal.