A degradação política e moral da Câmara de Vereadores de São Luís salta os olhos. A relação institucional de respeito entre o executivo e o legislativa não existe mais. É como se a Prefeitura de São Luís tivesse virado as costas para o legislativo no mais profundo desprezo. Os vereadores são vistos pela população e pelo executivo apenas como ‘achacadores de emendas’.
E não é de hoje que acontece esse distanciamento. Nos 8 anos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior(sem partido) foram poucas vezes que o prefeito foi prestigiar a abertura dos trabalhos legislativos. Na gestão do atual prefeito Eduardo Braide(PSD) a situação apenas esclerosou ainda mais.
A chegada do atual presidente Paulo Victor(PSDB) a relação azedou ainda mais. O lançamento precoce e açodado de uma campanha a prefeito fora de época as custas do orçamento do legislativo jogou na lama de vez a credibilidade da casa legislativa perante a população. Sem falar nos inúmeros escândalos envolvendo vereadores de mandatos, de sexual a envolvimento em assassinatos.
Mais informações sobre a crise institucional na Câmara de São Luís: