O termo ‘subcelebridade’ foi criado e popularizado com o advento da rede social.
No PT do Maranhão – em função das intermináveis divisões e interesses individuais acima do projeto de poder do partido, se criou – (como nas redes sociais), as ‘sublideranças políticas’. São militantes que cada um carrega seu PT debaixo do braço, (o petezinho de suvaco) e vende no período eleitoral de acordo com a esperança de arrumar um cargo . O sujeito não tem liderança e voto nem dentro e muito menos fora do partido.
Mas quando surge o período pré-eleitoral eles fazem fotos com nomes que estão em evidência na disputa. Não se sabe o certo se foi o fator da ‘sublegenda’ que criou o fenômeno negativo das sublideranças; ou as sublideranças que transformaram o partido numa sublegenda. O certo que passa eleição para prefeito ou governador e o PT do Maranhão não tem sequer um projeto de poder para o partido. E sem projeto de poder não tem como se pensar um projeto para o Maranhão. E sem projeto, o voto desaparece.
As ‘sublideranças’ do PT do Maranhão já fizeram fotos com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior(sem partido) e essa semana com o pré-candidato Duarte Jr(PSB).