Com a Constituição Federal e as emendas impositivas o poder do legislativo sobre o executivo ficou cada mais vez latente. Não é atoa que com a promulgação da Carta de de 1988 o atual presidente da republica – na época, José Sarney disse que o país ficaria ingovernável. O presidente da transição queria dizer que teríamos uma constituição parlamentarista num regime presidencialista.
Sempre se falou de forma tímida nos bastidores que um senador valia mais que um governador. Agora ficou mais clara que qualquer parlamentar, seja da câmara alta ou baixa vale mais que um governador. Principalmente quando um governador de um estado pobre como o Maranhão tenta peitar a União.
Deputado federal Josimar de Maranhãozinho(PL) tem mais de 45 prefeitos com a força das emendas. Isso representa mais que o governador que tem ações nos 217 municípios. Sem falar da força das emendas do senador Weverton Rocha(PDT).
Não é atoa que Sarney orientou Roseana para disputar um mandato de deputada federal. Seria o fim do começo ou o começo do fim…