ALEMA

De como a ‘comunicação analógica’ da Secom deixa Brandão apanhar sem necessidade por “Bacabeirinha”…

De como a ‘comunicação analógica’ da Secom deixa Brandão apanhar sem necessidade por “Bacabeirinha”…

Por Marcos D’Eça

 

Incapaz de responder às críticas pela construção do viaduto na região de São Marcos, comunicação governista vê, inerte, a imagem do governador ser arranhada em questionamentos, alguns injustos, sobre este equipamento urbano

 

Viaduto da Litorânea, ainda em janeiro, quando a alça elevada ainda estava em construção; hoje ela já está liberada para trânsito

Análise da Notícia

À medida que se aproxima a data de inauguração do viaduto da entrada da Avenida Litorânea, na região de São Marcos, aumentam as críticas em blogs e redes sociais ao governador Carlos Brandão (PSB); e a ainda incipiente oposição se aproveita para desgastar a imagem do governo.

Mas tudo isso já teria sido evitado por uma boa campanha de mídia, uma propaganda eficaz, que mostrasse a importância e a efetividade deste equipamento urbano; Brandão apanha pela incapacidade de reação de sua comunicação, calçada em métodos arcaicos e com ideias ainda do século passado. (Saiba mais aqui e aqui)

Ainda em janeiro, este blog Marco Aurélio d’Eça escreveu o post “Viaduto da Litorânea avança…”.

– Pelo que se percebe do atual estágio da obra, há uma injustiça nas críticas ao governo dos que pregam sua desnecessidade. Além de viabilizar melhor trânsito na área – que congestiona na conversão de saída da avenida da praia para voltar ao Calhau – o viaduto evitará os acidentes causados pela conversão cruzada de retornos, expondo os veículos a batidas – mostrou o post, que considerou injusta também a crítica por suposto prejuízo da obra às belezas naturais da região.

Toda a crítica ao chamado “Bacabeirinha” começou apenas com uma família que tem empreendimento na área e um dos membros, que foi vinculado à Prefeitura de São Luís, é bolsonarista e tem posicionamento de direita, tem forte influência em setores da mídia.

Nesta quarta-feira, o jornalista Gilberto Léda também publicou imagens  aéreas do viaduto,  mostrando o fluxo na região após liberação do trânsito em sua alça elevada. (Veja aqui)

Como se vê, o governador Carlos Brandão não precisaria estar apanhando tanto por causa do “Bacabeirinha”; bastam ações de mídia eficazes, com foco na internet, blogs e redes sociais.

Mas para isso a Secom precisa superar os tempos arcaicos – em que só existia uma emissora de TV e se dizia que “se jornal A não deu, o fato não aconteceu”.

Infelizmente, a doutrina na comunicação de Brandão ainda segue essa máxima.

E quem paga o pato é o governador…

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