Os deputados republicanos Rich McCormick e María Elvira Salazar enviaram uma carta ao presidente Donald Trump (Partido Republicano) e ao secretário de Estado Marco Rubio em que pedem que o governo dos Estados Unidos puna o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com sanções como a proibição de visto e o bloqueio de bens.
No documento, McCormick e Salazar afirmam que Moraes “transformou o Judiciário brasileiro em uma arma para esmagar a oposição” e estaria “fraudando a eleição de 2026 antes mesmo de um único voto ser depositado”.
Os congressistas alegam que o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado seria “afastar o principal candidato para a eleição do ano que vem” por meio de uma “guerra judicial”.
Para eles, a situação no Brasil seria comparável à de Trump, que enfrenta processos judiciais nos Estados Unidos, e Moraes estaria protegendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“A acusação do ex-presidente Jair Bolsonaro não é sobre justiça —é sobre eliminar a competição política por meio de uma guerra judicial, assim como o presidente Trump foi alvo antes de fazer o maior retorno político da história. O juiz da Suprema Corte brasileira Alexandre de Moraes transformou o Judiciário brasileiro em uma arma para esmagar a oposição, proteger o presidente Lula e fraudar a eleição de 2026 antes que um único voto seja dado”, escrevem.
Clique aqui e continuem lendo.