A crise em torno da ‘desmilitarização’ da ‘Escola Tiradentes’ – no Parque Vitória, em São José de Ribamar ganhou uma nova polêmica quando o prefeito Julinho Matos(Podemos) disse que os militares do complexo estadual de segurança Maranhão – Corpo de Bombeiros e Polícia Militar não têm condições de conduzir a formação cívico-militar na escola.
O prefeito declarou ao programa ‘Bastidores’ da Tv Mirante que vai trocar a parceria histórica da Polícia Militar pela Guarda Municipal. Sem escutar ninguém – sem opinião de pais e alunos, o prefeito Julinho desmereceu todo um trabalho histórico reconhecido pela sociedade maranhense comandado nas escolas, sob o controle militar dos Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão.
Cabalau – “O fim da escola militar no Parque Vitória, como está essa situação lá? vai voltar a parceria com a Polícia Militar?
Julinho – prefeito de Ribamar:
“Não vão, isso é uma questão minha!”. A escola vai continuar com o regime militar. Só que os militares vão ser do próprio município, da guarda municipal. Cansei de estar com a guarda da polícia militar, onde não tem condição de gerenciar uma escola. Eu tenho certeza que vai ser muito melhor para a escola e para as famílias em termos de segurança“, sentenciou o prefeito.
O prefeito só não explicou qual seria a formação militar da sua guarda municipal e qual a filosofia pedagógica militar que será implantada pela Guarda Municipal de São José de Ribamar.