“Educação traz paz no trânsito, para mim e para você”. Essa é a mensagem central da esquete dramática “Matei Minha Consciência”, que foi apresentada pelo grupo cênico Transitarte, durante a solenidade de encerramento da campanha Maio Amarelo 2023, realizada nesta quarta-feira (31), no auditório da Universidade Uninassal, em São Luís.
Promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), durante todo o mês a campanha Maio Amarelo levou ações de conscientização no trânsito a escolas, universidades, eventos e empresas em todo o estado. O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e traz o amarelo como símbolo da atenção e da advertência no trânsito.
Em 2023, a campanha celebra 10 anos de atuação e teve como tema “No trânsito, escolha a vida”, com a finalidade de enfatizar as escolhas que são feitas diariamente em frente ao volante. No Maranhão, a mobilização contou com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas, afins e correlatos com o setor dos transportes.
“Estamos aqui encerrando um trabalho que foi realizado em todos os 217 municípios maranhenses. Atuamos em diversas feiras de agronegócio, feiras regionais, universidades, escolas e o resultado não poderia ser diferente: os índices de acidente de trânsito acabam baixando quando a gente intensifica as ações educativas”, explicou o diretor administrativo do Detran/MA, Francisco Caetano.
Ações educativas em todo o Maranhão
Ao longo do mês de maio, várias ações foram desenvolvidas pelo Detran/MA, por meio do do seu setor de Coordenação de Educação para o Trânsito. A campanha foi iniciada no dia 30 de abril, com a realização da IV Corrida Maio Amarelo, na Avenida Litorânea.
A ação também foi marcada pela instalação de totens educativos nas principais vias da Grande Ilha; Projeto Detran Cultural; palestras institucionais em empresas públicas e privadas; ações educativas em escolas de educação básica e universidades; blitzen educativas; blitzen fiscalizatórias (Operação Lei Seca); faixa de pedestre; Projeto Conhecendo o Detran-MA; Projeto Direção Certa e ações do Projeto Se Liga na Via.
“Fomos orientados a intensificar as ações educativas com a sociedade civil para que essa mensagem de escolha, de atenção e de respeito no trânsito possa chegar a toda a sociedade e a gente possa influenciar condutores e pedestres a terem uma conduta mais segura no trânsito”, detalha o coordenador de Educação no Trânsito do Detran/MA, Marcos Paulo.
Liberdade de ir e vir
Na cerimônia de encerramento do Maio Amarelo, além da apresentação cênica da esquete “Matei Minha Consciência”, o Detran/MA preparou uma palestra educativa ministrada para os estudantes universitários e entregou duas cadeiras de rodas para auxiliar na mobilidade de pessoas com deficiência.
Uma das pessoas beneficiadas com a doação do equipamento foi o cadeirante Raimundo Nonato Silva, 48, que perdeu os movimentos da perna devido à sequela de uma poliomielite contraída aos 4 anos de idade. “A gente vê uma grande dificuldade de pessoas com deficiência adquirirem cadeiras de rodas. A partir dessa ação a gente passa a ter uma cadeira boa e adequada para que a gente possa ter essa liberdade de ir e vir”, comemora Raimundo Nonato.
Apesar de não ter sido mais uma vítima do trânsito, Raimundo Nonato reforça a importância do respeito à vida no trânsito. “Há uma porcentagem alta de pessoas que adquirem sequelas por conta de acidentes de trânsito. As pessoas precisam ter consciência de que, a partir do momento em que se está no volante, elas têm que tomar cuidado das próprias vidas e da vida dos outro”, reforça Raimundo Nonato.
Trânsito seguro é responsabilidade de todos
Desde 2014, ano de lançamento do Movimento Maio Amarelo, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. O diretor administrativo do Detran/MA ressalta a importância da conscientização social no trânsito para reverter essa realidade.
“Mais de 60% dos recursos da Saúde são gastos para recuperar vítimas de acidentes de trânsito. Só depende de nós, não só o órgão institucional Detran, mas de toda a comunidade, para diminuirmos esses índices de violência no trânsito”, destaca Caetano.
A campanha Maio Amarelo contou a ação parceira de vários órgãos e instituições como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Corpo de Bombeiros do Militar do Maranhão, entre outros.
Os números oficiais com o balanço da campanha Maio Amarelo no Maranhão serão divulgados nas próximas semanas, mas o coordenador de Educação no Trânsito do Detran/MA, Marcos Paulo, não tem dúvidas do resultado positivo do projeto. “Acreditamos que é por meio da educação que podemos ter a transformação do comportamento no trânsito”, concluiu.