“Governador mantém em maio de 2018 percentual de intenções de votos maior que o de maio de 2014, ano em que foi eleito”, avaliou Márcio Jerry, ao comparar os dois contextos. Para o presidente do partido, a avaliação, que já era muito positiva antes de Flávio Dino ser conduzido ao Governo do Estado, se confirmou ao longo dos últimos três anos de gestão.
Com políticas públicas voltadas para a correção de equívocos históricos com a população mais fragilizada do Maranhão, o governador cumpriu compromissos importantes feitos em 2014. O que explica os números apresentados pelo último levantamento. “Pesquisa Difusora/DataIlha mostra enorme favoritismo do governador Flávio Dino na corrida pela reeleição. Povo reconhece que é honesto e trabalhador, quem honra o mandato que recebe democraticamente”, identificou Márcio Jerry, que acredita que a diferença pode aumentar ainda mais, considerando os ataques midiáticos que o governador sofre diariamente, por meio de factoides e tentativas de notícias falsas.
“A baixaria da oposição, que todo dia aciona estoque de mentiras para tentar atingir Flávio Dino, não surte efeito. O povo não gosta de mentiras e baixarias, o povo gosta de trabalho e seriedade. Por isso Flávio Dino lidera e ainda vai ampliar a enorme vantagem que tem”, pontuou.
Na votação nominal, que considera os indecisos, brancos e nulos, Dino aparece na frente, com 52,36%. Nesse cenário, Roseana se mantém em segundo lugar com 24,15%, seguida por Braide com 5,99%, Roberto Rocha com 2,29%, Maura Jorge com 1,40 % e Ricardo Murad com 1,03%. Não souberam ou não responderam 4,91%. Brancos e nulos somaram 7,86%.
O levantamento também revelou o nível de satisfação do governo Dino entre os maranhenses. Segundo o Instituto Data Ilha, o atual governo é aprovado por 60,09%. 37,01% dos entrevistados disseram desaprovar a atual gestão estadual.
A pesquisa foi registrada sob o número MA-05944/2018 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ouviu 2.137 maranhenses entre os dias 9 e 10 de maio. O instituto percorreu 37 cidades do estado.
É a segunda pesquisa Difusora/DataIlha divulgada este ano. A anterior foi em fevereiro e também apontava vitória de Flávio Dino no primeiro turno.