Foi sancionada nesta quinta-feira (15) a lei 14.598, originária de um projeto de autoria do senador Weverton (PDT-MA), que garante ecocardiograma fetal e ultrassonografias em gestantes na rede pública de saúde.
“É com muita alegria que recebo a notícia de sanção desta proposta. Apresentei o texto quando ainda era deputado federal porque sempre soube da importância desses exames para as gestantes.Este é um passo importante para conseguirmos reduzir a mortalidade infantil”, afirmou o parlamentar.
O senador ressaltou ainda que o ecocardiograma fetal é fundamental para a saúde das crianças. O exame detecta malformação no coração do feto e, até agora, era indicado apenas para gestantes em que o risco para o feto é maior, como em diabéticas, hipertensas e mulheres que utilizam medicamentos, ou ainda quando há suspeita de alteração genética, como a Síndrome de Down.
“A sanção dessa proposta vai aumentar o acesso a esses exames que são fundamentais para todas as gestantes”, enfatizou o senador.
O ecocardiograma fetal é um exame de extrema importância para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno. Com ele, é possível identificar doenças que são desenvolvidas durante a gestação permitindo o início do tratamento antes mesmo do nascimento.
“Agora, vamos ter mais segurança e informações sobre a saúde dos bebês. É muito importante que a rede pública ofereça esses exames para todas as mulheres grávidas”, finalizou Weverton.