Entrevista com o deputado estadual eleito Márcio Honaiser(PDT)
Rádio Assembléia – Márcio, depois de uma luta na Sagrima(Secretária de Agricultura e Pecuária do Estado) agora o senhor tem uma nova função na vida pública, preparado para assumir o mandato de deputado estadual?
Márcio Honaiser – Aceitei o convite, o desafio de ser candidato estadual, agora eleito para ajudar a nossa população. A experiência como secretário a gente observou que, através do poder público, podemos fazer muitas mudanças e transformações no Maranhão, mas como secretário tinha certas limitações dentro da nossa área. Tenho 30 anos de PDT, isso também foi um ponto forte, o partido sempre cobrando essa posição. O Sul do Maranhão, que há 20 anos não tinha um representante, que morasse lá, que vivesse o dia- a – dia, que conhecesse as dificuldades locais, (temos representantes, pessoas que ajudam a região)-, mas um deputado que vivesse lá, que tivesse lá seus investimentos, a sua família, os seus negócios, isso de fato há 20 anos não tínhamos. E o setor agropecuário que é muito importante no Maranhão também precisava ter uma voz na Assembleia. Então aceitei esse desafio e agora a partir do ano que vem vamos estar aqui nessa casa ajudando a criar as condições para que o Maranhão continue desenvolvendo, crescendo e gerando oportunidades para todos.
Rádio Assembléia – O que o senhor destacaria de programas e projetos importantes na sua passagem como gestor na Sagrima?
Márcio Honaiser –Vários programas foram importantes, “Mais Produção”, “Mais Sementes”, “Os Agropolos”. Mas o mais importante foram os marcos legais que ninguém enxerga, ninguém ver. Fora portarias, os decretos, as leis que o governo institui, dando segurança jurídica aos investidores. As pessoas podem vir investir no Estado, o Maranhão está de portas abertas. Aqui temos segurança jurídica. Isso fez com que nós alavancasse e crescesse a nossa economia rural . Tanto que o no ano passado, 2017, o Maranhão foi o estado que mais cresceu. O nosso PIB aumentou 9,7% , enquanto o Brasil cresceu apenas 1% . Isso impulsionado pelo setor agropecuário.
Rádio Assembléia – Como foi sua votação nas eleições?
Márcio Honaiser – Tivemos mais de 56 mil votos. Principalmente na Região Sul, em Balsas foi mais de 19 mil. No Sul do Maranhão 33 mil. E o restante aqui em São Luís e outras regiões que a gente já vinha desenvolvendo um trabalho na Executiva Estadual do PDT e também como secretario.
Rádio Assembléia – O senhor é de qual a cidade?
Márcio Honaiser – Eu nasci no Rio Grande do Sul, na cidade de Carazinho, mas desde de 1976, quando criança cheguei em Balsas. Lá eu cresci, passei minha infância, vim pra São Luís estudar e fazer faculdade. Foi nessa época, em 1988, que conheci Dr. Jackson Lago quando ele se elegeu prefeito pela primeira vez. E desde então sou membro do PDT.
Rádio Assembléia – O senhor vem para ficar como deputado ou pretende assumir cargo no governo?
Márcio Honaiser –Pretendo ser deputado, missão a gente é obrigado a assumir. Prefiro ser deputado, fui escolhido para ser deputado. E quero estar aqui para ajudar o nosso Estado na Assembleia Legislativa.
Rádio Assembléia – Fale um pouco do senhor…
Márcio Honaiser – Tenho 51 anos, casado, pai de três filhos!
Crédito – Álvaro Luís – Rádio Assembleia