Uma pesquisa realizada pelo Instituto EPO aponta favoritismo do candidato André da Ralpnet (Podemos) na disputa pela prefeitura de Pinheiro.
Ao todo, o estudo ouviu 806 eleitores entre os dias 16 e 19 de setembro e tem margem de erro de 3,42 pontos percentuais para mais ou para menos.
Além disso, o nível de confiança apresentado pelo levantamento é de 95%.
A pesquisa foi contratada pela Rádio e TV Difusora e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-05732/2024.
Estimulado (votos válidos)
O estudo nomeou os candidatos e questionou os eleitores sobre qual votariam para a prefeitura de Pinheiro.
Esse cenário estimulado contabiliza os votos válidos, sem a contabilização de votos nulos, brancos ou em ninguém.
Assim, a simulação mostrou André da Ralpnet com 43,4% das respostas. Em seguida, aparece o candidato Segundo (PL) com 25,8%.
A sequência da lista tem Dr. Kaio (PP) na terceira colocação com 21,5% das respostas. Em quarto lugar ficou Geraldo Júnior (União) com 3,6%.
O cenário estimulado ainda mostra Professor Dimas (Rede) com 2,4% e Coronel Senilson (Republicanos) e Filho do Coqueiro (Avante) empatados com 1,4%.
Por fim, a simulação teve Josias do Açaí (DC) em último lugar com 0,5%.
Espontâneo
O Instituto EPO também investigou a opinião espontânea do eleitorado de Pinheiro.
Perguntados sobre quem votariam sem a apresentação dos candidatos, 34,5% escolheram André da Ralpnet.
Em seguida, o candidato Segundo teve 19,7%. Ele é seguido de perto por Dr. Kaio, que aparece com 17,5% das intenções.
Os demais candidatos tiveram menos de 3% das respostas cada um: Geraldo Júnior teve 2,2%; Professor Simas 1,2%; Coronel Senilson somou 0,6%; Filho do Coqueiro aparece com 0,2% e, por fim, Josias do Açaí teve somente 0,1%.
A simulação ainda teve 2,2% dos eleitores declarando voto nulo, branco ou em ninguém, enquanto 21,6% não souberam ou não responderam.
Aprovação da gestão
Em conclusão, a pesquisa questionou os entrevistados a respeito da aprovação da atual gestão do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP).
Com grande folga, a maioria dos pinheirenses desaprova a atual gestão. No total, o estudo aponta desaprovação de 79,3%, ao passo que 16,9% disseram aprovar a administração de Luciano Genésio.
O levantamento também teve 3,8% que não souberam ou não responderam.
(DifusoraNews)