Um dos jornais mais antigos do país, o sesquicentenário Estado de São Paulo estampa nesta segunda-feira (18) para todo o Brasil como o ministro Flávio Dino segue ditando os rumos da política maranhense. Embora tenha deixado o cargo de governador em abril de 2022 rumo a Brasília, o titular do STF influencia os movimentos de aliados em uma ofensiva ferina contra o governador Carlos Brandão.
Segundo o jornal, Dino exerce sua “força suprema” no Maranhão com vistas à sucessão de Brandão no Palácio dos Leões. Mais de uma vez, o ministro deixou claro sua preferência pelo vice-governador Felipe Camarão, inclusive publicamente, passando por cima das normas que regem o Supremo Tribunal Federal.
No mais recente movimento político, é atribuída aos anseios do ministro a ascensão da senadora Ana Paula Lobato ao comando estadual do PSB no Maranhão, deslocando o governador e seu grupo.
Na seara jurídica, os questionamentos às indicações de Flávio Costa para o Tribunal de Contas do Estado e à reeleição da deputada estadual Iracema Vale para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão são usados como peças de um xadrez em que Dino se sente o próprio rei.
Marrapa