ALEMA

Maranhão entre os primeiros estados no mapa da fome no Brasil…

Maranhão entre os primeiros estados no mapa da fome no Brasil…

A PNAD Contínua Segurança Alimentar divulgou, nesta quinta-feira (25), dados sobre a insegurança alimentar no Brasil.

Lamentavelmente, um em cada quatro domicílios brasileiros apresentou algum grau de insegurança alimentar em 2023, o que significa que os moradores não sabiam se teriam comida suficiente ou adequada na mesa.

No total, cerca 64,1 milhões de pessoas viviam nesses domicílios, sendo que 11,9 milhões deles enfrentavam uma situação ainda mais dramática e outros 8,6 milhões beiravam a fome.

Em termos de regionais, o IBGE concluiu que Norte e Nordeste tiveram proporções de domicílios com insegurança alimentar moderada ou grave – quando a fome passa a ser uma experiência vivida no lar – bem superiores às outras regiões em 2023. Os números apontam 16% no Norte; 14,8% no Nordeste; 7,9% no Centro-Oeste; 6,7% no Sudeste e apenas 4,7% no Sul

Entre os estados, foi o Pará com 20,3% que liderou o ranking com restrição no acesso à alimentação adequada, seguido por Amapá, Sergipe (ambos com 18,7%) e Maranhão com 17,9%. Do outro lado da ponta, Santa Catarina (3,1%), Paraná (4,8%), Rondônia e Espírito Santo (ambos com 5,1%) estão entre os locais com acesso pleno e regular à alimentação adequada.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x