O Ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu na manhã desta quarta-feira (28/8) a medalha da Ordem do Mérito da Defesa durante a cerimônia em comemoração aos 25 anos do Ministério da Defesa, realizada no Clube do Exército em Brasília. O evento contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros de Estado e de autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e das Forças Armadas.
O ministro Fufuca foi condecorado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e destacou a importância da honraria: “É uma honra ser agraciado com tal medalha, que representa um símbolo do compromisso com o nosso país. O Ministério da Defesa e as Forças Armadas, assim como o Ministério do Esporte, prestam um grande serviço de apoio ao esporte e aos atletas brasileiros, e ter esse trabalho reconhecido significa que estamos no caminho certo”, afirmou.
Durante a solenidade, foi destacado o apoio ao esporte brasileiro por meio do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas. Atualmente, o programa investe em 533 atletas militares, que contam com todos os benefícios da carreira militar (salário, décimo-terceiro, férias e assistência médica multidisciplinar), além de instalações especializadas para treinamento.
“Estamos comemorando as medalhas dos Jogos Olímpicos, sendo que 55% das conquistadas foram por atletas militares, que recebem todo o apoio logístico e financeiro. Aproveito o momento para informar que este ano lançamos apoio também aos atletas paralímpicos, que começam a disputar os Jogos hoje em Paris”, destacou Múcio.
Ministério da Defesa
O presidente Lula salientou, durante seu discurso na solenidade, a importância do Ministério da Defesa em prol do povo brasileiro, destacando o trabalho de assistência e socorro que as Forças Armadas têm prestado durante situações de calamidade pública, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as recentes queimadas em São Paulo.
“Quando o Ministério foi criado, vivíamos um momento de fortalecimento da democracia, e a integração das Forças Armadas foi essencial para o cumprimento civil que fortaleceu a nossa democracia. Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças, que é servir à nação brasileira e garantir a ordem, sobretudo em nome da soberania do país e da proteção do povo brasileiro. Proteger nossa gente em momentos de calamidade e emergência. Proteger nossas florestas, nosso território, nossa história e nossos patrimônios”, afirmou o presidente.
A assinatura de atos institucionais também foi realizada, entre eles, o decreto que institui a possibilidade do alistamento feminino em caráter voluntário a partir de 2025. Inicialmente, serão ofertadas 1.500 vagas, com o recrutamento previsto para começar no próximo ano e a incorporação a uma das organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica a partir de 2026.