Utilizando as redes sociais, neste domingo (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou fortemente as declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
Netanyahu lamentou profundamente o fato de Lula ter comparado as ações de Israel no conflito com o grupo terrorista Hamas ao nazismo. O primeiro-ministro de Israel afirmou que a fala de Lula é vergonhosa e grave e disse que o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, convocará o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para uma “dura conversa de repreensão”.
“Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará isso ao mesmo tempo em que defende o direito internacional”, declarou Netanyahu.
A declaração de Lula foi feita em entrevista coletiva neste domingo, depois da participação do presidente na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Adeba, capital da Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse.
É aguardar e conferir, afinal a relação está extremamente estremecida.
Fonte: Jorge Aragão