O deputado estadual Carlos Lula (PSB), nesta quarta-feira (28), reafirmou sua candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e que irá judicializar a eleição, caso a Assembleia Legislativa mantenha os moldes da disputa.
Apesar de reafirmar sua candidatura, Carlos Lula fez questão de dizer que isso não significa dizer que será Oposição do Governo Carlos Brandão (PSB).
“Sou candidatíssimo, inclusive já registrei minha candidatura, afinal é um direito que tenho e entendo que precisamos salvaguardar o nosso parlamento, em respeito aos meus colegas deputados e ao povo que nos elegeu. Sendo um direito nosso, não devemos abrir mão dele. Ressalto que isso não me faz Oposição ao governador Carlos Brandão, que inclusive é do meu partido”, assegurou.
O parlamentar deixou claro ainda o inconformismo pelo fato da Assembleia Legislativa estar, pela segunda vez num curto período, abrindo mão de indicar alguém do parlamento para o TCE-MA.
Carlos Lula questiona o fato de limitação da idades está entre 35 e 65 anos de idade e não entre 30 e 70 anos, como estabelece a Constituição Federal. O deputado também diz que é um direito dos parlamentares ter o voto secreto e não aberto. Por fim, Carlos Lula considera ilegal a exigência de que uma candidatura, para ser considerada válida, precisa ter a assinatura (aval) de 14 deputados estaduais.
O pré-candidato foi enfático ao afirmar que se o processo eleitoral se mantiver da forma atual, ele irá judicializar a disputa.
Vale ressaltar que as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 1º de março. Para ter acesso a entrevista completa, basta clicar aqui.
Fonte: Jorge Aragão