ALEMA

Avanços políticos de Flávio Dino  mexeram  na estrutura  de  poder  que deu sustentação ao Sarney no Planalto Central ao longo de 50 anos

Avanços políticos de Flávio Dino mexeram na estrutura de poder que deu sustentação ao Sarney no Planalto Central ao longo de 50 anos

É notório o interesse político do governador Flávio Dino(PCdoB) em se aproximar de vez da bancada federal. Isso também pode ser visto como um amadurecimento político do governador.

 

Ninguém  governa sem uma relação boa  com os deputados federais. Talvez agora Flávio Dino tenha resolvido mexer de vez nas estruturas de poder que deram sustentação ao de Sarney no Planalto Central ao longo de 50 anos. Para ser forte no Governo Federal é preciso ter o controle de uma boa bancada de parlamentares.

Antigos aliados do Grupo Sarney que agora estão com Dino trazendo a força de suas legendas.

De uma só lapada o governador trouxe para sua base 4 deputados federais. André Fufuca(PP), Pedro Fernandes(PTB), Kleber Verde(PRB) e Juscelino Filho(DEM). Agora da bancada de 18 parlamentares, Dino tem pelo menos 12 deputados.  O Grupo Sarney ainda leva uma ligeira vantagem  no tatame pelo fato de ter o controle direto de dois senadores da republica. Edson Lobão e João Alberto, ambos do MDB.

O veto ao nome de Pedro Fernandes foi uma reação de Sarney

Esse avanço sobre os parlamentares -, que faziam parte do Grupo Sarney, com certeza mexeu com os brios do ex-presidente. Não foi atoa a reação do ex-senador pelo Amapá em vetar  a nomeação do deputado Pedro Fernandes para o cargo de ministro do trabalho do Governo Temer. Isso seria o começo da influência política do governador no poder central.

 

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x