Acontece nesta semana, nas regionais de Presidente Dutra e Pedreiras, o evento que marca a finalização das capacitações para profissionais da assistência social dos municípios maranhenses. Promovidas pelo Governo do Maranhão e coordenadas pela Sedes, as capacitações iniciaram no mês de abril deste ano e já alcançaram todas as regionais do estado.
O objetivo é auxiliar os profissionais durante o cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico do novo Bolsa Família. O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, esteve presente nesta terça-feira (11), no município de Presidente Dutra, e falou sobre a importância das capacitações durante a reunião.
“Fortalecer o CadÚnico em nosso estado é ir além da transferência de renda, por meio do Bolsa Família, é garantir que mais famílias tenham acesso aos seus direitos e mais oportunidades de inclusão socioprodutiva. O CadÚnico é a porta de entrada de muitos programas sociais, não só do Bolsa Família. No Maranhão, programas estaduais como o Mais Renda, Formando e Cozinhando e outros, têm como requisito de inscrição o cadastro no CadÚnico”, disse o secretário.
Durante um encontro promovido pelo Consórcio Nordeste no mês de junho, o ministro do MDS, Wellington Dias, reforçou o compromisso do Governo Federal em combater a pobreza e garantir o acesso de brasileiros em situação de vulnerabilidade social aos benefícios. Também ressaltou a busca ativa no Cadastro Único como uma ferramenta essencial para estimular a atualização dos registros dos brasileiros que mais precisam, especialmente idosos, crianças em situação de trabalho infantil, população de rua, povos indígenas e pessoas com deficiência.
“Um cadastro atualizado, bem-feito, eficiente, é um parâmetro para várias outras políticas. O presidente Lula lançou o Minha Casa, Minha Vida. A prioridade é o Cadastro Único. Ele também é prioridade para o Luz para Todos”, afirmou Wellington Dias.