O secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, e o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, reuniram-se nesta quarta-feira (8), para tratar sobre a gestão e a ampliação dos serviços do Centro de Referência da Pessoa Idosa (Creaispi). A gestão do centro é tripartite, envolvendo as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES) e Direitos Humanos (Sedihpop), com coordenação geral da Sedes.
De acordo com Paulo Casé, as secretarias irão unir esforços para aperfeiçoar a gestão e o atendimento do centro.
“Temos o objetivo de ofertar um serviço de maior qualidade e que atenda às necessidades da população idosa. Discutimos a melhoria dos atendimentos e a expansão dos serviços, e já temos a adesão do Ministério Público como exemplo. A projeção pra 2023 é um atendimento maior, para atender a contento a população”, disse o secretário.
O Creaispi é um equipamento que oferta serviços médicos, psicológicos e socioassistenciais para população da 3ª idade. Desde sua inauguração, em março de 2022, o centro realizou 83 mil atendimentos.
O centro será composto por equipe interinstitucional, com o funcionamento de diversos órgãos no referido Centro com a oferta do atendimento direto, sendo: Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Defensoria Pública do Estado; Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz/MA, sendo responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) a coordenação do Creaispi.