ALEMA

Plano Diretor Comissão de Recesso fará duas audiências públicas antes da elaboração do relatório técnico…

Plano Diretor Comissão de Recesso fará duas audiências públicas antes da elaboração do relatório técnico…

Na tarde desta segunda-feira(30), sociedade civil e Poder Público estarão reunidos mais uma vez

Antes da elaboração do relatório técnico prévio, acatando sugestão do vereador Jonathan do Coletivo Nós(PT), a  Comissão de Recesso – sob a batuta do vereador Astro de Ogum(PCdoB) decidiu realizar duas audiências públicas para rediscutir as alterações feitas em 2019 pelo Executivo Municipal, no projeto do Plano Diretor de São Luís.

A primeira audiência acontece a partir das 16:00hs de hoje(30), no plenário Simão Estácio da Silveira com a participação de representantes do Poder Público e sociedade civil organizada. “Sabemos o quanto é importante à aprovação do Plano Diretor, mas precisamos nos pautar não apenas na celeridade. A legalidade é outro ditame que precisa alicerçar nosso trabalho. E o argumento do vereador Jonathan em rediscutir as alterações proferidas no texto original é pertinente, por isso decidimos acatar o pleito e realizar duas audiências, sendo uma na zona rural”, explicou o presidente da Comissão.

Contando com o apoio do presidente da Casa, vereador Paulo Victor, o colegiado não tem medido esforços para entregar o relatório prévio tão logo comece às atividades legislativas, marcada para o próximo dia 06. Na manhã desta segunda-feira(30), além de Astro e Jonathan, os vereadores Gutemberg Araújo(relator), Edson Gaguinho, Chaguinhas e Aldir Júnior reunirão com especialistas que, tecnicamente, estão auxiliando os parlamentares.

“A Comissão de Recesso tem a função de gerir a Casa durante a parada dos trabalhos legislativos. Mas, de forma inovadora, o presidente Paulo Victor nos incumbiu da importante missão de elaborar o laudo prévio objetivando, dentre outras coisas, a construção de um estudo que atenda a função social e o bem-estar da população”, finalizou o relator.

 

INFORMAÇÕES PERTINENTES – O Plano Diretor constitui um importante meio de organização, ordenação e produção do espaço. É ele o instrumento pelo qual os municípios definem os objetivos que devem ser atingidos, estabelecendo o zoneamento, as exigências quanto às edificações e um sem número de outras matérias fundamentalmente pertinentes ao uso do solo.

Com advento da Constituição de 1988 e da promulgação do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), os planos diretores devem ser revistos, pelo menos, a cada 10(dez) anos. Na capital maranhense, a lei é de 2006 e a revisão teve início em 2014.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x