Em nome de uma estratégia protagonizada pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, o Partido Liberal do ex- presidente Jair Bolosonaro(PL) abriu mão de ter um nome na disputa pela prefeitura de São Luís.
Fugindo da estratégia nacional do PL de lançar nomes conservadores e competitivos em quase todos os grandes centros, Josimar por não ter um nome da ‘panela moralista’ – criada a partir das prefeitura ás margens das estradas federais do Maranhão não se interessou pela capital.
O deputado estadual Yglésio Moisés(PRTB) foi a Brasilia em busca de viabilizar seu nome dentro do PL, mas a força de Josimar com 4 deputados federais foi maior. Nos bastidores de se comenta que Josimar teria calafrios só em pensar em contrariar tudo que fosse ligado aos caminhos do projeto da esquerda no Maranhão. No fritar dos ovos o parlamentar encontrou uma legenda que aceitasse a proposta conservadora na disputa pela Prefeitura de São Luís.
De acordo com o jornal ‘Folha de S.Paulo’, ao menos 20 pré-candidatos a prefeituras nas 26 capitais brasileiras trocaram de partido no último mês. Cuiabá, Campo Grande, João Pessoa, Maceió, Aracajú, Florianópolis e Vitória. A sigla capitaneada por Jair Bolsonaro recebeu novas adesões e agora tem pré-candidaturas em 19 das 26 capitais. Desse total, 4 se filiaram ao partido no último mês a fim de concorrer em Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Aracaju (SE).
Deputado federal André Fernandes(PL) lidera a disputa em Fortaleza.