Mais um dirigente de partido político saiu em defesa da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB). Dessa vez foi o presidente do PT do Maranhão, Francimar Melo, que entende como legal o pleito que assegurou mais dois anos de mandato na Presidência da ALEMA para Iracema.
Francimar afirmou que a eleição para a Mesa Diretora da ALEMA cumpriu as regras estabelecidas e espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicione sobre o assunto, respeitando a democracia.
“Entendo que a presidente Iracema Vale tem legitimidade para assumir o próximo mandato, afinal, a eleição cumpriu as regras até aquele momento. Espero que o STF defina e dê uma posição que considere as regras do jogo na eleição da Casa e também que sirva de referência para outras eleições. A democracia brasileira têm regras que devem ser preservadas e não pode ser diferente nos embates. A eleição da Assembleia Legislativa do MA tem regras”, afirmou.
A decisão será da ministra Carmem Lúcia, relatora da ADIN do Solidariedade, que questiona o critério de idade, como critério de desempate da disputa. A nova Mesa Diretora assume em 01 de fevereiro de 2025.
É aguardar e conferir, mas como até o momento não houve qualquer posicionamento, segue valendo o pleito e, consequentemente, a reeleição de Iracema Vale.