O projeto sugerido pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, no ano de 2017, pode finalmente sair do papel. Naquela oportunidade, o gestor municipal idealizou uma ligação férrea entre as cidades de São Luís e Itapecuru-Mirim por meio dos trilhos da TransNordestina que liga a capital maranhense à Teresina no Piauí. Em recente visita ao Maranhão, o ministro dos Transportes, Jader Filho (MDB), foi apresentado ao político e os dois discutiram a implantação do projeto.
Agora a linha ferroviária entrou no Plano Nacional de Ferrovias que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar em outubro, com o resgate do transporte ferroviário de passageiros entre suas ações.
Um estudo de viabilidades técnica e econômica para a implementação de sete linhas de trens regionais, dentre elas a São Luis-Itapecuru, deve ser divulgados” no âmbito do novo projeto, que o Ministério dos Transportes pretende executar por meio de parcerias público-privadas (PPPs).
A ideia é aproveitar ferrovias existentes para o transporte de cargas, mas que hoje estão praticamente subutilizadas, em estado precário de manutenção.
O projeto é realizar a ligação entre São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Itapecuru-Mirim que iria beneficiar milhares de maranhenses que precisam diariamente se deslocar entre as cidades.
Outras linhas férreas – Hoje, no Brasil, além de trens de turismo em distâncias curtas, há apenas duas linhas regulares de passageiros: a Estrada de Ferro Vitória-Minas, entre Belo Horizonte e a capital do Espírito Santo, e a Estrada de Ferro Carajás, entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA). São ferrovias voltadas essencialmente ao transporte de cargas, controladas pela Vale, mas com vagões dedicados ao transporte de passageiros em algumas viagens semanais.
Com o anúncio dos estudos para as sete linhas, o governo Lula deverá publicar em outubro um decreto com a Política de Transporte Ferroviário de Passageiros, e, nesse sentido, uma minuta foi colocada em consulta pública, no fim do ano passado, ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Houve contribuições de interessados e agora o documento final está sendo preparado.
Diretrizes, princípios e objetivos para os novos trens de passageiros serão estabelecidos. Os estudos e a estruturação dos projetos deverão considerar pontos como tarifas, publicidade, subsídios e exploração imobiliária no entorno das estações para garantir a sustentabilidade econômico-financeira das futuras linhas.