O Hospital do Câncer Aldenora Bello vai receber mais R$ 1 milhão de uma emenda parlamentar do senador Weverton (PDT-MA). O recurso será utilizado para ajudar no combate ao câncer e também para a manutenção do hospital. O anúncio da destinação dos recursos foi feita durante reunião com Antônio Dino, presidente da Fundação Antônio Jorge Dino, responsável por manter o Aldenora Bello.
“Sempre destino emendas para este hospital referência no tratamento do câncer no nosso estado. De 2017 até hoje, foram R$ 2,1 milhões. Esses valores contribuem para a modernização do hospital. Os pacientes serão os principais beneficiados porque terão um atendimento com mais qualidade”, afirmou o parlamentar.
Ainda no encontro, o senador recebeu a boa notícia da liberação dos novos equipamentos de radioterapia, que devem acabar com a fila do tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Maranhão será um dos primeiros estados do Brasil que vai conseguir zerar a fila da radioterapia. Nos próximos dias, nós vamos estar credenciados com mais serviços”, destacou Weverton.
“Esta fila chega hoje a um ano de espera. Ela agora vai baixar para 60 dias. Nós, do hospital, estamos muito empolgados. É uma grande vitória”, declarou Antônio Dino.
O Hospital Aldenora Bello é referência no tratamento de câncer. Atualmente, são realizadas mais de 91 mil consultas por ano. A unidade atende moradores de todas as regiões do estado.
O hospital é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Maranhão e conta com equipe médica que atua em todas as áreas da oncologia, além de equipe multiprofissional completa para o atendimento integral ao paciente oncológico. No local, são realizados mais de 282 mil atendimentos por ano, incluindo consultas, exames, cirurgia e procedimentos ambulatoriais.