ALEMA

CAMARA SLZ

São José de Ribamar ganha educação de qualidade em 2021…

São José de Ribamar ganha educação de qualidade em 2021…

Por mais que o ano tenha sido atípico, causado pela pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) fez uma atuação dinâmica, proativa, produtiva e com soluções inovadoras para educação da Cidade Balneária.

Mesmo com os estudantes sem aulas presenciais, a educação municipal não parou. O Programa Ligados trouxe conhecimento e desenvolvimento tecnológico. A sala de aula foi para casa dos alunos, por meio de vídeo exibido na TV aberta e pelo canal da prefeitura no YouTube. Ao todo, 35 profissionais entre professores, coordenadores e técnicos estavam empenhados em levar uma educação de qualidade aos lares ribamarenses. Os estudantes receberam 1.334 aulas e 17 rotinas de planejamento.

Em 2021, o programa Educar Pra Valer foi um forte aliado para o desenvolvimento técnico educacional do município. O projeto é encabeçado pela Associação Bem Comum e ajuda secretarias de Educação no rendimento e desempenho dos alunos. O programa beneficiou 12.561 estudantes com materiais. Os professores do 1º ao 5º ano também tiveram orientação didática.

Com a ideia de garantir alimentação de qualidade na mesa dos estudantes da rede municipal de Ribamar, a prefeitura lançou o Cartão Merenda. Além de garantir merenda, o programa movimenta a economia da cidade. O Executivo Municipal investiu mais de 8 milhões de reais com a realização do programa. O número de estudantes que são atendidos com o Cartão Merenda chega a 25.808. Cada aluno tem direito ao valor de R$ 50,00 por mês. Cabe destacar, que o Fundo Nacional de Educação paga apenas R$ 16,00 e a prefeitura mais que dobrou o benefício para as crianças e adolescente ribamarenses.

O Núcleo de Desenvolvimento de Ideias (NDI) é um projeto da SEMED que foi criado em 2021, com o objetivo de valorizar a autonomia intelectual dos profissionais da educação ribamarense, para que apresentem soluções para as diversas áreas da educação básica, assim como oferecer e aplicar políticas de formação continuada de profissionais que atuam na Rede Municipal.

Nos desafios da pandemia, o NDI trabalhou junto aos profissionais da educação da rede municipal, temáticas que atendem às demandas da sociedade contemporânea e que são intensamente vividas pelas comunidades, famílias, estudantes e educadores no cotidiano do processo educacional.

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a prefeitura desenvolve na Cidade Balneária, a Busca Ativa Escolar e combateu a evasão no município. Professores e profissionais que atuam na educação, realizaram campanha com faixa, caminhada e panfletagem.

Os estudantes que estavam fora da sala de aula receberam visitas dos profissionais. As famílias também receberam o contato da SEMED, por meio de ligações, mensagens em aplicativos de conversas, SMS, podcasts, dentre outros meios. O importante foi combater a evasão.

Além de garantir excelência profissional, alimentação e educação de qualidade, a prefeitura também lançou o programa Memórias da Nossa Gente. O objetivo do projeto é garantir que a história e a cultura de São José de Ribamar sejam difundidas e perpetuadas para futuras gerações.

O Memórias chegou para valorizar e promover a produção cultural, artística e literária da cidade. Também vai permitir que estudantes ribamarenses conheçam a história do município. O projeto visa incentivar que esses alunos produzam e deem continuidade à história da cidade.

Uma educação de qualidade só se faz com incentivo e um olhar seguro para o passado, a fim de que o presente e o futuro possam preservar a cultura de nossa gente. Para 2022, a Secretaria Municipal de Educação continuará realizando estratégias com a missão de proporcionar um futuro brilhante às crianças e adolescentes ribamarenses.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x