Chegou o dia do eleitor de São Luís escolher o novo prefeito…

Chegou o dia do eleitor de São Luís escolher o novo prefeito…

Neste domingo (29), das 7h às 17h, os eleitores de 57 cidades brasileiras, apenas São Luís no Estado do Maranhão, voltam as urnas para o 2º Turno das eleições 2020.

Na capital maranhense, quase 700 mil eleitores irão escolher o novo prefeito. A disputa está entre os candidatos Eduardo Braide (Podemos), líder de todas as pesquisas e que venceu o 1º Turno, e Duarte Júnior (Republicanos).

Eduardo Braide tem 44 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Anteriormente, ele já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual. Esta é a segunda vez que Eduardo Braide concorre à prefeitura de São Luís. Nas eleições de 2016, ele chegou a disputar o segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito da capital, Edivaldo Júnior.

Duarte Júnior tem 33 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele é advogado, professor universitário. Ingressou na carreira política em 2017 e está no primeiro mandato de deputado estadual. Entre 2015 e 2018, Duarte Júnior foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) entre 2015 e 2018.

Ônibus – A Prefeitura de São Luís, através da SMTT, vai disponibilizar para este domingo a mesma frota de veículos que realiza o serviço de transporte público de passageiros na capital dos dias úteis. A medida visa garantir mais tranquilidade aos eleitores que utilizam o transporte público para chegar ao local de votação.

Federal – Foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e São Luís terá o reforço de tropas federais neste 2º Turno das eleições. A solicitação também foi feita por inúmeras denúncias de eventuais crimes eleitorais, principalmente a compra de votos.

Bebidas –  Assim como aconteceu no 1º Turno, a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos está proibido durante todo o domingo, quando da realização deste 2º Turno.

Apuração – É bem verdade que tivemos um atraso grande na apuração e divulgação dos resultados do 1º Turno, mas o TSE promete que o episódio não irá acontecer nesta nova etapa do pleito. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é que até as 19h, já se possa saber quem será o novo prefeito de São Luís.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *