Com apoio do Sebrae, Prefeito Carlinhos Barros reativa Sala do Empreendedor em Vargem Grande

Com apoio do Sebrae, Prefeito Carlinhos Barros reativa Sala do Empreendedor em Vargem Grande
Foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (29) a Sala do Empreendedor no município de Vargem Grande. A reativação do espaço é uma das evidências de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas empresas no município, que durante a solenidade foi sancionada pelo prefeito Carlinhos Barros.
A sala funciona em prédio anexo a prefeitura do município e atenderá empreendedores locais, sanando dúvidas e agilizando processos de abertura, regularização e baixa de empresas e ainda fazendo atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais (MEI). No mesmo ambiente funcionará também o Crediamigo Banco do Nordeste, Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Maranhão (Ceape) e Finsol Microfinanças.
A solenidade de reativação da Sala contou com a presença do prefeito Carlinhos Barros, da primeira dama e secretária de Assistência Social Olene Brarros, do chefe de Gabinete Toinho Juvenil, do gerente regional do Sebrae em Chapadinha David Felipe Amorim Pereira, secretários municipais e chefes de departamentos, além de empresários da cidade e a população.
Maria do Rosário Cabral, empresária de Vargem Grande, conta que o espaço fará uma grande diferença no município. “É muito importante essa atitude da prefeitura em parceria com o Sebrae e espero que através dessa parceria o nosso município melhore ainda mais, que venha mais capacitações e que os empresários se sensibilizem e regularizem suas empresas”, disse.
Durante a programação de reativação da Sala, artesãos e empresários locais expuseram e comercializaram seus produtos, organizados em uma feirinha instalada na frente da Sala do Empreendedor.
A implantação da Sala do Empreendedor é uma articulação do Sebrae Maranhão, por meio da diretoria executiva, representada pelo diretor superintendente, João Martins, com foco nas ações voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios, visando reforçar o atendimento aos empresários e potenciais empreendedores locais, sanando dúvidas referentes a gestão do seu negócio efacilitando os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar os números de pequenos negócios em Vargem Grande, pois o espaço estimula a formalização e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, utilizou do momento para entregar oficialmente a portaria de nomeação da Agende de Desenvolvimento, Luzia do Carmo, capacitada pelo Sebrae e apta a realizar atendimentos no espaço. Para o prefeito a parceria com o Sebrae vem direcionar o desenvolvimento dos pequenos negócios do município.
“Eu acredito que a Sala do Empreendedor vai ajudar e muito no desenvolvimento do nosso município, pois o Sebrae vai nos direcionar para o rumo certo. Com esse espaço os nossos empresários se sentirão mais seguros na hora de investir em suas empresas e outros buscarão se regularizar e se habilitar para participarem das licitações do governo municipal, onde temos bastante dificuldade de encontrar empresas aptas a participar do processo”, disse o prefeito Carlinhos.
Com a reativação da Sala do Empreendedor de Vargem Grande, o Sebrae, por meio da unidade regional em Chapadinha, contabiliza 8 salas em pleno funcionamento, dentro dos 17 municípios de atuação da regional.
Segundo o gerente do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira a Sala do Empreendedor é um espaço de grande importância para o desenvolvimento local. “Através desse dispositivo é possível conscientizar os empreendedores quanto a necessidade da regularização de seus pequenos negócios, e assim, por exemplo, fornecer seus produtos e serviços para o governo municipal. Com a ajuda do agente de desenvolvimento é possível levantar demandas de capacitações para esses empreendedores segundo as suas necessidades. A parceria das prefeituras e o Sebrae por meio das salas, sem dúvidas, gera impactos positivos para a economia local”, enfatizou David.
Blog do Alpanir Mesquita
Fotos: Alemão.
Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *