A deputada estadual, Daniella Tema (DEM) apresentou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24), um projeto de lei que assegura às mulheres o percentual mínimo de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para a área da segurança pública no Maranhão. Para a parlamentar, é preciso corrigir erros históricos em relação à participação das mulheres no mercado de trabalho.
“Nosso projeto de lei visa diminuir uma discrepância muito grande em relação aos homens no mercado de trabalho, não somente no Brasil, mas também no Maranhão, onde a desigualdade é ainda maior. Somente 6,1% dos policiais militares são mulheres. Na Polícia Civil, apenas 18,9% são mulheres e no Corpo de Bombeiros, são apenas 7,1% da corporação”, destacou Daniella Tema.
A parlamentar democrata defendeu ainda que o país vive um momento importante, onde as políticas públicas de gênero e da mulher estão na pauta de discussões dos governos e da sociedade. Para ela, diminuir as desigualdades entre homens e mulheres é umas das principais barreiras a serem superadas na sociedade atual e que espera que o projeto seja aprovado pelos demais deputados. “Sabemos que as mulheres de hoje, são mulheres que trabalham, cuidam da casa, da família e estudam. A nossa lei quer assegurar para essas mulheres uma maior representatividade dentro das corporações da área de segurança. Nossas mulheres são capazes e já provaram que podem ocupar todos os espaços na nossa sociedade. Tenho certeza de que os nossos colegas parlamentares votarão favoravelmente a este projeto de lei”, finalizou.