Daniella Tema quer desconto na compra de livros para professores e dependentes

Daniella Tema quer desconto na compra de livros para professores e dependentes

A deputada estadual Daniella Tema (DEM), apresentou nesta quinta-feira (02) em sessão plenária na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que assegura 20% de desconto na aquisição de livros, periódicos e outros materiais didáticos para profissionais do magistério e seus dependes. Para a deputada estadual, o projeto de lei dará mais acessibilidade na formação continuada dos professores e para os filhos com dependência econômica.

“Sabemos que a leitura é uma prática indissociável para a formação continuada dos nossos professores, nosso projeto além de garantir mais facilidade na compra de livros se estende até os filhos dependentes. Com isso, estimulamos mais leituras, mais acesso ao conhecimento e melhor capacitação para os docentes e discentes”, justificou a deputada estadual.

Estende-se por profissional do magistério, aqueles previstos no art. 64 da Lei Federal Nº 9.394, de 1996, que sejam compreendidas as de docência e do planejamento, administração, orientação e inspeção educacionais, na Educação Básica e Superior, pública e privada. A PL, prevê ainda que para obter o desconto na compra de livros, o profissional do magistério deverá apresentar os documentos que permitam sua clara identificação como: Carteira de trabalho assinada e carteira funcional com contrato vigente, além do comprovante de renda compatível com a função exercida.

O projeto de lei que dispõe sobre o desconto de 20% na compra de livros para professores, já tramita na Câmara Federal dede 2015 e encontra-se atualmente em tramitação no Senado.  A proposta apresentada pela deputada estadual Daniella Tema, abrange tanto para os professores quanto aos dependentes no âmbito estadual. Ainda que exista uma prática comercial de descontos na aquisição de livros para professores nas editoras e livrarias, o projeto visa assegurar através de lei, uma maior acessibilidade à leitura e ao conhecimento. 

“Precisamos pensar na Educação como projeto de futuro para o nosso país, só teremos um Brasil mais justo, mais igualitário e com mais oportunidades, se fizermos uma revolução pela educação e tudo começa pela leitura”, afirmou a deputada Daniella Tema.

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *