Debate Tv Difusora pode ser decisivo para definição de vaga no segundo turno …

Debate Tv Difusora pode ser decisivo para definição de vaga  no segundo turno …

O último debate desta campanha eleitoral que o Ponto e Vírgula/TV Difusora realizar na noite desta quinta-feira (12) poderá ser decisivo para as pretensões dos candidatos que ainda buscam uma vaga o segundo turno. Pelo que mostraram as duas últimas pesquisas do Instituto DataIlha/Band, Braide é favorito a uma delas, no entanto, aponta uma disputa acirrada entre Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM) e Rubens Jr (PCdoB), com os três em situação de empate técnico.

Pelos levantamento do DataIlha publicado nesta quarta-feira (11) neste blog, enquanto Braide lidera com 36,5% de intenção de voto, Duarte tem 16,6%, enquanto Neto e Rubens aparecem empatados numericamente com 13,7%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, Duarte, Neto e Rubens estão tecnicamente empatados, embora o candidato do Republicanos esteja na frente.

Como o segundo pelotão está muito abaixo, o mais bem colocado, Bira do Pindaré (PSB), segundo o DataIlha, tem apenas 4,7% de intenção de voto, o debate desta noite promete ser um divisor e quem dele não participar poderá ser bastante prejudicado, pois ficará exposto a críticas, como é o caso do deputado Duarte Júnior, duramente criticado por fazer campanha após testar positivo para Covid-19.

Se o candidato Duarte já havia anunciado em suas redes sociais que não participaria mais de entrevistas, debates e sabatinas na TV Difusora, agora que o resultado do seu exame deu positivo para coronavírus é que está impossibilitado de se fazer presente, até para não contaminar os demais candidatos, assessores e equipe técnica da TV. O candidato é acusado de colocar em risco a saúde de milhares de pessoas ao fazer campanha sabendo que estava contaminado.

Além do problema de saúde que o obriga ele ficar em quarentena, Duarte enfrenta um problema ainda maior nesta reta final da campanha: o crescimento da candidatura de Rubens Júnior, candidato do governador Flávio Dino e do ex-presidente Lula. Conforme a sondagem do DataIlha, entre julho e novembro, Rubens subiu de 3,5% para 13,7%, o que significa um crescimento de quase 300%.

Quem também gera expectativa é Eduardo Braide. Líder em todas as pesquisas, mas com percentuais que diminuem a cada levantamento, o representante do Podemos mantém silêncio sobre o debate e até agora não disse se comparecerá. Se participar terá oportunidade de se defender das acusações de que é investigado pela Polícia Federal, conforme denunciou a Folha de São Paulo.

Em caso de ausência de Braide, resta saber como ele ficará após o debate, pois será. com certeza, um dos principais alvo dos adversários. Sábado (14), véspera do primeiro turno da eleição, o DataIlha/Band vai divulgar sua última pesquisa, segundo informou ao blog um diretor da emissora.

Por Jorge Vieira

Martin Varão

Martin Varão

Martin Varão é técnico agrícola e eletrotécnica pelo IFMA. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Começou a trabalhar profissionalmente em 1992 na Tv São Luís/RedeTv. Depois passou por emissoras como Tv Difusora/SBT, onde exerceu as funções de repórter, editor-chefe e apresentador do Maranhão Rural por 10 anos). Na Tv Cidade/Record foi editor-chefe, repórter e apresentador do Programa Maranhão Empreendedor. Mantém o blog desde novembro de 2012. Contato: zap (98) 98470 0727

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *