Deputados participam da abertura da 18º Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão

Deputados estaduais participaram, nesta quarta-feira (7), da abertura da 18ª edição da edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Presidente Dutra, Território Sertão Maranhense. A Agritec tem como objetivo promover conhecimento ao agricultor e agricultora familiar, além de socializar novas tecnologias para otimizar sua produção de forma sustentável.
 
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado dos deputados Adelmo Soares (PCdoB), Fernando Pessoa (SD), Ricardo Rios (PDT), Ciro Neto (PP) e Daniella Tema (DEM), vistoriaram a estrutura da Agritec e conheceram, de perto, a produção dos agricultores da região. 
 
“A Agritec é uma experiência de sucesso no Maranhão, de estímulo à produção, que chega a sua 18º edição e eu fico feliz em participar de mais uma. Participei de algumas edições, a secretaria ainda, à época, sob o comando do hoje deputado Adelmo Soares, e é uma experiência marcante, que vale muito a pena, pois é um momento em que os produtores da região têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho e fazer uma troca de experiências”, afirmou o deputado Othelino Neto.
 
“A nossa região está sendo contemplada com mais essa edição da Agritec. Agradecemos ao governador Flávio Dino e à toda Secretaria de Estado da Agricultura, pois isso aqui traz o desenvolvimento, oportuniza aos nossos amigos e amigas agricultores mostrar os produtos cultivados em toda a nossa região. Então, parabenizo aos agricultores, que se preparam o ano todo para trazer esses produtos para a Agritec e apresentar para toda a população”, completou o deputado Fernando Pessoa, parlamentar da região.
 
O deputado Adelmo Soares, um dos idealizadores da Agritec na sua gestão como secretário de Estado da Agricultura Familiar, ressaltou que, hoje, a agricultura familiar representa um elo muito importante, haja vista que 40% a 70% dos nossos alimentos são oriundos da produção dos agricultores.
 
“É um prazer muito grande estar nesta região muito proeminente na produção agrícola, que é Presidente Dutra. Prazer maior ainda em ter o presidente da Assembleia para ver de perto o avanço da agricultura familiar. Tenho certeza que o deputado Othelino começa a ver e perceber a força que a agricultura tem para o nosso estado. A Agritec é uma feira em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e, evidentemente, do desenvolvimento do nosso estado”, frisou.
 
Investimento na agricultura
 
O deputado Ciro Neto lembrou que o governador Flávio Dino sancionou projeto de lei, de sua autoria, transformado na Lei 11.044/2019, que cria o projeto Linhas de Produção, com o intuito, justamente, de beneficiar e aumentar o incentivo da produção agrícola familiar. 
 
“Nós temos outras ações, como o Selo da Agricultura Familiar, temos o SUSAF, que fizemos a indicação ao Governo do Estado, que acreditou nessa proposta, que irá facilitar a comercialização desses produtos produzidos nas cidades e nas microrregiões”, assinalou.
 
O governador em exercício Carlos Brandão também destacou a importância dos investimentos na agricultura para a geração de emprego e renda. “A educação prepara as crianças para o futuro, o hospital salva vidas, mas a agricultura gera renda, gera riqueza, gera desenvolvimento e gera, acima de tudo, a fixação do homem do campo”, assegurou.
 
“Eu acredito que a maneira mais rápida de sairmos dessa linha de pobreza, que tanto se fala no Maranhão, é investindo na agricultura familiar”, declarou o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, pontuando a satisfação do município em receber a 18º edição da Agritec.
 
Júlio César Mendonça, secretário de Estado da Agricultura Familiar, ressaltou que, além de ser um espaço para o intercâmbio de experiências e capacitação dos agricultores, a Agritec é um espaço de resistência e valorização do pequeno produtor.
 
Raimundo Lídio, presidente do Iterma, frisou que o órgão integra tem o papel fundamental de promover a regularização fundiária antecipadamente. Nós percorremos o estado inteiro, vemos onde são os pontos que necessitam de regularização fundiária e atendemos às demandas. “Os agricultores, com toda certeza, participam desse momento em busca de conhecimento e trocando experiências”, disse.
 
A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF) e parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e movimentos sociais.

Be the first to comment on "Deputados participam da abertura da 18º Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*