O crime respondeu com força total a forma como o Governo Brandão vem tratando a segurança pública no Maranhão. Agora em abril completou um ano a frente do comando do Estado. Mesmo sem transição, Brandão levou 3 meses para anunciar o nome do novo secretário de segurança, sendo o último a ser nomeado.
Uma clara demonstração de descaso com a segurança da população. O crime se sentiu a vontade e os sinais surgem com força total nesse segunda quinzena de abril. Semana passada um estudante de 17 foi morto em assalto a ônibus em São Luís; na Região Metropolitana a semana começa com ameaças de paralisações em várias escolas.
Em comunicado público, a Semed de São José de Ribamar avisou, na noite desse domingo (9), à comunidade estudantil a interrupção das aulas. O trecho inicial da mensagem diz o seguinte: “em função de notícias sobre ameaça de vandalismo em escolas do nosso município, avisamos que as aulas estarão suspensas por dois dias”.
O secretário de educação Felipe Camarão usou as redes sociais para demonstrar preocupação com as suspeitas de ameaças a ataques as escolas.